Mesmo sem muitas idas a praia durante o ano, é possível encontrar um belo jardim. Ter um jardim bonito na praia, sem muito tempo, pode ser uma tarefa fácil se as plantas adaptáveis ao clima litorâneo forem escolhidas.
Plantas rústicas como a babosa e o butiazeiro, que requerem o mínimo de atenção, podem ser usadas, pois mesmo abandonadas serão interessantes.
As plantas nativas do litoral, acostumadas ao solo árido da região também precisam ser adubadas uma vez por ano e receber água a estação mais quente.
Além das nativas, as plantas tropicais em geral são as indicadas para um jardim de praia.Helicônias, palmeiras, bromélias, marantas e calarias, filodendros e samambaias, que estão na moda novamente, entre outras, e também: Crássula; – Pitospóro-anão; – Rosa-de-pedra; – Dedinho-dourado; – Palmeira Fênix-ana; – Butiazeiro; – Babosa; – Agave; – Limpa-garrafas; – Moréia branca; – Agapanto azul.
As palmeiras, entre as quais os coqueiros, também são sempre interessantes para jardins de praia porque dão verticalidade ao ambiente. Também não desprendem folhas com freqüência e as folhas secas, que ainda estão na copa, são facilmente visíveis e removíveis. O uso de arbustos de folhas grandes e mesmo os floríferos são ideais para dar cor e vida ao jardim.
Existe um outro grupo em que s plantas são resistentes ao sol e vento, mas necessitam de irrigação freqüente. A adubação deve ser feita duas vezes ao ano, pra que o solo fique mais rico e as plantas se desenvolvam melhor.
Estas plantas são: – Bromélia-imperial; – Pitangueira-anã; – Fórmio; – Cica; – Pandano.
Os temperos também podem ser cultivados nas praias, e não existem muitos cuidados de manutenção. São mais resistentes, que podem ficar até um mês sem rega, são: hortelã, orégano, alecrim e tomilho.