Não é difícil ter um Jardim de Inverno florido durante o ano inteiro, basta escolher as flores certas e manter um ambiente bem iluminado e limpo, assim todas as plantas – de folhagens a flores – conseguem crescer de maneira apropriada e florescer.
Algumas espécies conseguem florescer durante todo o ano, como Boca-de-Leão, Papoula, Amor-Perfeito, Calêndula, Angélica e Petúnia. Com o devido cuidado – mantendo a poda adequada e o ambiente limpo – essas flores mostraram sua beleza para todos que visitarem seu Jardim de Inverno.
Flores como a Begônia, o Lírio-da-paz e a Peixinho gostam mais do frio, por isso são excelentes opções para serem vistas no Inverno. Para decorar seu Jardim de Inverno, é importante ter também belas folhagens, como a Jibóia, que tem tons amarelos e brancos e a Raphis, uma palmeira que se adapta ao tamanho de seu jardim e às condições de iluminação.
Você pode ter um Jardim de Inverno com plantas magníficas durante o ano todo, o que trás harmonia e vida para sua casa. Aquele canto esquecido na casa pode se tornar um pequeno Jardim de Inverno: se for um local bem iluminado, um vaso grande pode abrigar folhagens e flores formando um pequeno jardim, que pode ter, inclusive, uma pequena árvore junto com as flores – a única exigência de um jardim do gênero é regá-lo regularmente!
Se você tem um espaço na casa reservado para um Jardim de Inverno, pode complementá-lo com alguns vasos suspensos e até um banco para que este local da casa seja relaxante, que transmita paz e inspire felicidade. Plantas como samambaias e orquídeas são folhagens para o ano todo, contudo a maioria das espécies de orquídeas tem flores muito bonitas algumas vezes durante o ano.
Caso você não tenha nenhum espaço disponível para um Jardim de Inverno, não se desespere, você pode criar um espaço no ar: pendurando algumas plantas próximas às janelas e alguns vasos de plantas e folhagens fáceis de cuidar como violetas, samambaias e mini-rosas.
Veja algumas dicas para você pôr em prática e deixar seu jardim de Inverno mais vistoso mesmo com a temperatura mais amena.
- Algumas pragas e doenças aparecem neste período, principalmente em regiões de umidade intensa. Espante lesmas e caramujos com soluções caseiras à base de fumo ou naturais, com vinagre e alho que são menos agressivos às plantas.
- Como a evaporação da água na terra é menor no inverno, a quantidade de regas deve ser reduzida. Vale a regra: finque o dedo na terra para sentir se está seca e regue-a pela manhã.
- Não adube o solo. O ideal é que esse procedimento aconteça mensalmente entre a Primavera e o Verão, já que as espécies ficam em dormência no Inverno.
- Aproveite a estação para fazer remoções de galhos doentes ou secos. Mas atenção: não realize este procedimento em arbustos, o que pode prejudicar a planta.