As principais partes de planta são: raiz, caule, folha, flor, fruto e semente. A seguir detalheramos cada uma das partes da planta:
Raiz
Esta é a parte responsável pela alimentação. É através da raiz que a planta absorve água, sais minerais e conduz matéria orgânica até o caule. Ela funciona também como “dispensa”, guardando reservas de nutrientes. As raízes podem ser subterrâneas (sob o solo), aquáticas (submersas na água)ou aéreas(nem na terra, nem dentro da água).
Caule
É a espinha dorsal da planta, mantendo-a ereta. O caule tem várias denominações. Nas árvores, chama-se tronco; haste nas plantas rasteiras e tenras; estipe, nos coqueiros e palmeiras; e colmo, quando dividido em nós e entre-nós. O caule pode, ainda, ser chamado estolão, nas suculentas e trepadeiras e, quando modificado, é conhecido por rizoma, bulbo, gavinha ou espinho.
Folhas
As folhas são responsáveis pela fotossíntese, respiração e transpiração, funções primordiais de um ser vivo do reino vegetal. Geralmente são constituídas de lâminas e pecíolo (cabinho que a une ao caule), e apresentam-se de várias formas; lineares, oblíquas, lanceoladas, etc. Uma folha pode ainda ser simples (só uma lâmina) ou composta. A distribuição no caule é normalmente, alternada, composta ou verticulada. Em alguns casos suprindo a planta, até que ela consiga produzir seu próprio alimento, ou servindo como proteção (assume a forma de espinhos), a folha para bem cumprir sua função deve estar viçosa, limpa e bem nutrida.
Flor
Quando uma flor desabrocha significa que está pronta para reproduzir-se. Com a parte masculina (estames) e a feminina (pistilo ou estigma e ovário) perfeitamente estruturadas, os agentes da natureza conseguem depositar o pólen no estigma fecundando óvulo e ovários. Quando uma planta “dá flor”, está em sua fase mais crítica, pois direciona toda a energia à esta atividade.
Fruto
É o ovário fecundado que incumbe-se de proteger a maior riqueza de uma planta, a semente, guardando-a em seu interior. Homens e animais que se alimentam dele, transportam sementes para outros locais, ampliando a proliferação das espécies.
Sementes
Possuem reservas de alimento, para possibilitar que a planta germine e cresça até ter folhas e poder realizar a fotossíntese. Para brotar, algumas dividem-se em duas, como o feijão e a soja, outras se mantém inteiras, como o milho e o arroz. Sua função é de preservar a espécie, através da multiplicação seminal. Ligadas entre si, todas as partes da planta trabalham em um sincronismo perfeito. Assim, procure tratá-las com o devido cuidado, garantindo a vitalidade e o bom desenvolvimento de sua planta.
Monday, 27. February 2012
gracas a vcs to livre do trabalho
Sunday, 5. August 2012
Muito obg, ajudou muito, em um trabalho escolar que fiz!
Tuesday, 2. October 2012
Achei muito boas as explicações acima. Estão acessíveis aos alunos. Parabéns!!!
Sunday, 14. October 2012
achei super interessante, me ajdou muito!!!
gracias
Monday, 15. October 2012
Muito legal.Me ajudou muito na minha pesquisa…
Monday, 15. October 2012
Muito bom.Parabens pelo site…
Sunday, 11. November 2012
me ajudou muito no meu trabalho de ciencias
Thursday, 22. November 2012
me ajudou na prova de ciencias
Tuesday, 4. June 2013
gente muito obrigado me ajudou num trabalho da escola,valeu!!!
Tuesday, 13. August 2013
Parabéns, me ajudou muito com a revisão de ciências!!!
Tuesday, 10. September 2013
Ah amei o site me ajudou mto com um trabalho ‘_’
Monday, 16. September 2013
Muito obrigada, me ajudou muito
Wednesday, 25. September 2013
achei interessante e me ajudou muito o conteúdo deste site
Wednesday, 20. November 2013
Muito Bom adorei, com certeza vai me ajudar muito amanhã na prova de Ciências….
Att: Carly.
Wednesday, 13. February 2019
Valeu finalmente estou livre do trabalho de ciências!obrigada