Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




jardim
Um jardim quando é bem planejado e executado acaba se transformando na extensão natural dasua  casa. O primeiro passo é dar uma olhada na parte arquitetônica do local e elementos vegetais existentes, certificando-se de alguns itens:

Não reserve espaço para árvores de grande porte muito perto da casa ou construções (08 a 10m de distância), o sistema radicular da árvore pode acabar rachando pisos próximos e até comprometer o alicerce. Além disso, as folhas secas costumam entupir calhas e algum galho, se cair, poderá fazer estragos no telhado. O espaço destinado a canteiros floridos deve, preferencialmente, ser deixado em local que possa ter destaque, quando visto de dentro das áreas mais nobres da casa. Evite canteiros de formas geométricas rígidas, por outro lado não convém abusar das curvas aleatórias.

Jardineiras de alvenarias devem ter, no mínimo, 40 cm de largura por 60cm de profundidade. Evite utilizar plantas tóxicas ou espinhosas em locais de fácil alcance pelas crianças. Não exagere na utilização de elementos decorativos como estátuas e fontes. Cuidado também com o senso de proporção. Um elemento decorativo muito pequeno num espaço grande desaparece. Muito grande num espaço pequeno tende ao ridículo.

GRAMADO
Um gramado saudável é poderoso elemento decorativo no jardim; a massa verde proporciona fundo e realce para árvores, cercas-vivas, canteiros ou espéccies isoladas, sem falar na distinção que produz e o efeito decorativo. Afora esta função estética, o gramado oferece também uma área de recreação e repouso para  as pessoas.
Batatais – Paspalum notatum –
Folhas verde claro, duras e ligeiramente pilosas. Resiste bem às secas, pisoteios, pragas e doenças. Evita a erosão e filtra bem a água. Cuidados especiais: Apesar de sua resistência, precisa de muito sol. Quando floresce, precisa ser podada com mais frequencia, para que o gramado não fique com uma má aparência.

Esmeralda – Wild zoysia – Folhas estreitas e médias, cor verde esmeralda e estolões penetrantes, que enraízam facilmente. Forma um perfeito tapete de grama pelo entrelaçamento dos estolhões com as folhas. Grande beleza. Folhas macias e resistentes ao pisoteio. Cortar sempre à altura de 3cm. Adubar mais frequentemente para manter a coloração intensa. Ideal para jardins residenciais, áreas industriais,  playgrounds e campos de esportes em geral, sempre a pleno sol.

Grama japonesa ou coreana Zoysia matrella – Folha estreita e curta. Enraizamento e estolhões abundantes. Cor verde vivo. É muito invasora. Resiste ao pisoteio e ervas daninhas. Cortar sempre que a altura ultrapassar de 02cm.

Santo Agostinho – Stenotaphrum secundatum – Folhas  largura e comprimento médios, lisas e sem pêlos. Cor verde escuro, estolhões abundantes. Adapta-se bem ao litoral e a áreas semi-sombreadas. Bastante rústica, resiste bem às pragas e doenças. Cortar sempre que a altura for maior que 03 cm.

Grama preta – Ophiopogan japonicus – É da família das liliáceas, não sendo, portanto, uma gramínea. Faz um belo efeito, sobretudo como forração em locais sombreados e não suporta pisoteio.

janel15

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comments are closed.