Nome popular: Impatiens
Nome científico: Impatiens walleriana
Divisão: Angiospermae
Família: Balsaminaceae
Essa graciosa planta, de muito vigor, apresenta uma característica às vezes problemática, que consiste na facilidade com que se propaga; ela pode tornar-se até invasora, caso você se descuide.
De cultivo muito fácil, o gênero tornou-se tão difundido que acabou “desvalorizado”; daí seu nome popular tão depreciativo. Existem, porém, espécies e variedades muito bonitas que, a exemplo das mais comuns, florescem quase o ano todo, prestando-se a forrações e mesmo para vasos de interior.
A espécie Impatiens walleriana, pai de vários híbridos, quase nunca é encontrada em cultivo. Originária do leste tropical africano, revela-se mais alta do que os híbridos e apresenta flores coloridas de vermelho vivo.
A forma variegada natural da I. walleriana também acabou substituída pelos híbridos variegados. Tem flores grandes e escarlates, em meio a folhas verdes com bordas brancas.
Os híbridos fornecem uma enorme gama de flores e folhagem. A florada pode variar desde o branco até diferentes tonalidades de rosa e alaranjado, passando por escarlate e púrpuro-escuro, enquanto algumas possuem desenhos listrados. As flores vão das mais simples, com pétalas singelas, até as dobradas, com várias camadas. A folhagem também assume diversas formas e coloridos, com desenhos ovalados ou cordiformes, matizados de verde liso ou de padrões verdeclaros, verde-escuros ou bronzeados.
Primavera e Verão
A impatiens waleriana produz melhor floração quando suas raízes ficam amontoadas; por isso somente reenvase quando a planta preencher o recipiente.
Na Primavera, retire o exemplar do antigo vaso e troque-o, utilizando um bom composto de terra para obter mais viço.
A temperatura ideal oscila em torno de 18°C, mas a planta suporta calor mais intenso.
Regue com freqüência, para manter o composto úmido, mas nunca encharcado.
Pulverize água no Verão, evitando deixar as folhas molhadas por muito tempo, o que facilita o ataque de fungos.
Quando plantada em vaso, apóie o recipiente num prato contendo seixos molhados. Adube com fertilizante líquido semanalmente, de novembro a março.
Deixe o exemplar em local arejado e iluminado, mas longe do sol direto, em especial ao meio-dia. Pode seu exemplar durante o verão, para que ele fique compacto.
Outono e inverno
Mantenha a temperatura em torno de 18°C; com isso a planta permanece viçosa e florindo. Nessa temperatura, diminua um pouco as regas, a umidade do ar e a adubação.
No entanto, se o frio for mais intenso, lembre-se de deixar o composto ficar quase seco entre uma rega e outra, e pare de adubar.
Cuide para que a temperatura não caia a menos de l3°C, pois o gênero não aprecia invernos rigorosos.
Propagação
De outubro a abril, retire 10 cm de ramos laterais da planta. Remova as folhas inferiores e mergulhe as estacas num copo com água; em poucos dias surgem as raízes.
Plante as mudas colocando-as em local fresco e sombreado, por cerca de duas semanas, até que as raízes se estabeleçam. Quando aparecerem novas brotações, trate-as como plantas adultas. A medida que crescem, “belisque” (cortem com as ponta dos dedos) as pontas para que fiquem mais densas e vigorosas.
Se quiser obter várias mudas, faça uma sementeira numa caixa com mistura de partes iguais de turfa e areia. No começo da primavera, coloque as sementes e cubra-as com esse composto, peneirado. Umedeça o solo e deixe o conjunto em ambiente quente e escuro. Logo no início da germinação, aumente um pouco a luminosidade, mas evite o sol direto. Quando puderem ser manuseadas, plante em vasos separados.
Friday, 4. February 2011
achei maginifico o q vc fez esta muito legal
Saturday, 26. November 2011
(desculpe o recado acima cortou)
Ola, eu replantei algumas mudas que salvei de um racho de cimento onde elas floriam sem para e com todos os meus cuidados as ’sem vergonhas’ pararam de florir, rsrsrs
Gostaria de saber o que vc quer dizer exatamente com beliscar as pontas delas, pois isso eu nunca tinha ouvido falar e nao sei se faria direitinho…quero que elas florescam e tenho feito de tudo, mas nao estou tendo sorte, elas so crescem ficam magrelas e com folhas …que sera?
Saturday, 26. November 2011
Ola de novo sonia
Estou postando minhas duvidas aqui pois podem ajudar outras pessoas ok? Obrigada por seu email, ajudou muito, mas pra que vc possa talvez ter uma visao melhor do que esta acontecendo achei importante lhe contar que quando replantei as minhas mudinhas (tiradas como falei de um racho no cimento) fiz algumas com raiz e outras de pedacos que enraizaram no meu vaso, o qual eh uma floreira de cimento e fica num terraco que eh do lado da casa que recebe o sol soh de manha, e no vaso mesmo soh bate bem cedinho.
Usei por 2x ja o adubo liquido para florescimento, rego todo dia, talvez esteja pondo agua demais , mas eh pq acho que o cimento absorve tudo, sei la…o fato eh que o resultado deixa muito a desejar, as plantas estao compridas , finas e mesmo mirradas(tem aspecto de velhas, mas nao sao)…acho que preciso mesmo eh de um jardineiro de “mao” boa neh? rsrsrsr
Obrigada por sua atencao viu, se achar que tem mais alguma dica pra mim, por favor me ajude!
bj
Monday, 27. February 2012
This post has been somewhat of a revelation to me.
Thursday, 12. April 2012
Olá, bom dia!
Eu cultivo em meu jardim algumas Marias sem vergonhas e gosto muito de plantas. Pesquiso sempre para aprender como cuidar melhor para que fiquem sempre bonitas.
E gostaria de saber o que quer dizer exatamente com beliscar as pontas das Maria sem vergonhas, nunca tinha ouvido falar nisso e não compreendi bem o que isso quer disser, seria possível me explicar melhor? Pois quero ver minhas plantas sempre viçosas e florindo bastante. Muito obrigada. Aline
Sunday, 3. June 2012
Quero fazer um jardim com forração, mas com design (com plantas diferentes) quero uma sugestão de plantas que não precisa de tanta manutenção… por exemplo a grama amendoim que pretendo usar. Ficarei no aguardo.
Saturday, 23. June 2012
Que site delicioso! Que paz!
Tuesday, 26. June 2012
Olá,
Preten do plantar em meu jardim agora em julho a “maria sem vergonha”, não tenho experiencia com essa planta, voce poderia me dar dicas dos cuidados necessarios? Adubação no plantio, rega etc?
Obrigada
Thursday, 22. November 2012
Olá! também fiquei em duvida quanto ao que seria o beliscar, e também gostaria de saber o que posso estar fazendo de errado, porque plentei algumas em vasos e elas estão secando as folhas e caindo,como arvores no outono. Deixo o vaso exposto ao sol pela manhã e nunca a tarde. Elas continuam dando flores mesmo assim.
Att
Bia
Wednesday, 26. June 2013
Nossa não da nem vontade de sair do site com esse som maravilhoso ao fundo traz muita paz parabéns. Adorei as dicas, obrigada