É difícil encontrar alguém que não goste de plantas, mas se você é daquelas pessoas que gostam delas, tem vasos de flores em casa e fica maravilhado com as orquídeas, aqui vão algumas dicas para que você também possa tê-las em sua casa.
Muita gente que hoje cultivam orquídeas começaram a se interessar quando ganharam uma orquídea com uma flor exuberante e não quiseram que a planta morresse. Eu sou uma delas!
Então, se você ganhou uma, comece colocando-a num lugar de sua casa onde ele receberá muita luminosidade e bem arejado. Seja numa varanda ou mesmo um “puxadinho” no quintal onde fica o tanque. Se existir uma árvore no seu jardim pendure o vaso nela por que a orquídea gosta é disso mesmo, receber o sol difuso entre as folhas e de boa circulação de ar.
Despois de escolhido o local onde o vaso vai ficar, preocupe-se em não deixá-lo nem seco e nem molhado demais, regue-o ao menos 2 vezes por semana deixando que a água toda escorra pelos furos existentes no fundo do vaso. Mas, faça isso sempre de manhã bem cedo ou à tarde depois que o sol se puser, pois as folhas molhadas em contato com o sol se queimarão.
A cada 15 dias pulverize as folhas e raízes adicionando na água um adubo líquido que pode ser comprado em qualquer loja de produtos agrícolas ou mesmo no supermercado, naquelas prateleiras de jardinagem, na formula 10-10-10.
É preciso que fique claro que a orquídea é planta de metabolismo lento o que significa que mesmo tendo todos esses cuidados a planta não responde imediatamente. Após a floração a planta entra num estágio de hibernação natural onde nos leigos muitas vezes imaginamos que ela esteja morrendo. Daí, ocorre que muitas plantas são jogadas no lixo. Porém, no seu caso, já sabendo disso, você usará de uma virtude própria dos orquidófilos que é a paciência e verá que mais cedo ou mais tarde ela estará brotando.
A floração da orquídea se dá uma vez por ano, por isso, a espera é fundamental. A partir da brotação até a efetiva abertura dos botões florais decorrem meses entre os quais você deve continuar molhando e adubando a planta para quando, finalmente, as flores desabrocharem você se sinta recompensado.
1. Não vá com muita sede ao pote. Mesmo os orquidófilos mais experientes recomendam que você se inicie comprando plantas que se adaptem a seu espaço e clima, que sejam resistentes e baratas, porque, no início, quase todos deixam morrer muitas plantas.
2. Tenha clareza sobre o seu objetivo. Você quer ser produtor, comerciante ou colecionador? Definida a sua meta, associe-se a um grupo de orquidófilos de sua cidade. Muitos problemas podem ser evitados, se você tiver com quem trocar idéias.
3. Visite muitos orquidários para ver qual o modelo que serve a seu espaço, clima, bolso e objetivo. Mas, atenção, não tome muito tempo do orquidófilo, a não ser que vá comprar plantas.
4. Lembre-se que a maior parte das orquídeas floresce uma vez por ano. Se quiser ter flores o ano inteiro, compre plantas floridas em meses diferentes. E nunca, nunca compre planta sem nome. Depois, dá o maior trabalho pra descobrir.
5. Há também flores que podem durar de 2 a 3 meses, em compensação, outras murcham no dia seguinte. A média é de uma a duas semanas. Informe-se sobre a duração da flor, se isto for importante para você.
6. Não caia na tentação de comprar flores que gostam de frio, se você mora em lugar quente e vice versa, a menos que possa bancar um controle de temperatura em seu orquidário.
7. Quase todo iniciante quer se aventurar na técnica do cruzamento de orquídeas, sementeira, meristema, etc. Saiba que esta é uma aventura que exige dinheiro, conhecimento, estudo, tempo, dedicação e que existem muitos laboratórios idôneos para os quais você pode enviar sua semente para reprodução por baixo custo. Entretanto, se sua intenção é produzir para vender, leia a respeito e faça estágios com produtores. Nada como o dia-a-dia para aprender. Um cruzamento deve sempre visar ao aperfeiçoamento da espécie, por isso é necessário conhecimento.
8. Não compre bandejas de mudinhas da mesma planta, a menos que tenha muito espaço e tempo para cuidar delas. Se sua intenção é revender, pode levar muito tempo até que ela dê flor. Desde a semeadura, uma orquídea leva cerca de 5 a 6 anos para florir. Se quiser colecionar, não vai ter graça nenhuma ver sempre a mesma flor, a menos que esteja com intenção de trocar.
9. Embora os nomes das orquídeas sejam complicados, não há como escapar, comece a chamá-las pelo nome. Você tem que saber de cor os nomes de suas plantas. É um ótimo exercício para a memória e evita muita confusão na hora em que for referir-se a elas. No começo é difícil, depois todos se acostumam.
10. A alegria do verdadeiro orquidófilo está em ver sua planta desenvolver-se. Antes de ver a flor, há muitos detalhes para acompanhar. Uma nova raiz ou muitas raízes parecendo uma macarronada é uma festa, um ou mais brotos despontando numa planta que estava desenganada é uma grande vitória, um botão de uma flor que ainda não vimos é um sucesso.
Mas há pragas a serem vencidas, há muito o que estudar do clima de onde vem a planta, se quer adubo ou não, se quer sol direto ou meia sombra, se quer muita ou pouca água. Enfim, para se ter plantas saudáveis é preciso estar atento aos detalhes, elas falam pelo comportamento, aliás, como todos nós. O trato com as plantas pode aproximar as pessoas e ensinar muito.