Coroamento de muros: Os muros geralmente são sisudos, chegando até a ser antipáticos aos pedestres que passam pela calçada.
Com uma trepadeira bem conduzida, os muros podem ganhar graciosidade e beleza, pois os contornos naturais e curvilíneos da planta suavizam as linhas rígidas da construção.
Além disso, o muro sempre ganha pelos menos alguns centímetros em altura, favorecendo desta forma a privacidade e a proteção contra a poluição.
Neste caso podem ser usadas tanto trepadeiras volúveis e sarmentosas como arbustos escandentes. Só o manejo e o tutoramento serão diferentes. As trepadeiras necessitarão de suportes que as levem até o topo dos muros, indicando o caminho. Estes suportes podem ser fixos ou temporários, disso vai depender a espécie escolhida e suas características.
Trepadeiras lenhosas que engrossam o caule com o passar dos anos, dispensarão os tutores depois de bem estabelecidas. Este tipo de trepadeira é o que dá mais altura e corpo ao coroamento dos muros, como as bouganvílias. Coroamentos mais suaves podem ser feitos com ipoméias por exemplo.
Este tipo de utilização deve atentar para o bem estar dos pedestres também.
Galhos espinhosos e compridos, pendendo sobre o caminho, podem ferir as pessoas e render sérios incomodos.
Melhor cuidar para que a trepadeira traga somente alegrias e flores, com amarrações e podas periódicas.
Tuesday, 14. February 2012
ADOREI ESSAS MATÉRIA SOB PLANTAS TREPADEIRAS, GOSTARIA DE SABER SE TEM UMA ESPÉCIE INDICADA DE TREPADEIRA PARA MUROS MUITO ALTOS COM O MEU TEM TRÊS METROS DE ALTURA POR SETE DE LARGURA ESTOU FAZENDO O ACABAMENTO NA RUA COM PEDRINHAS “RÚSTICOS” E DO LADO DE DENTRO VOU REBOCAR, MAS PRETENDO COLOCAR ALGUMAS PLANTAS TAMBÉM EM JARDINEIRAS E PINTAR COM CORES ALEGRES, ACEITO DICAS E SUGESTÕES, AQUI EM ITAQUERA PERIFERIA DE SP NÃO TEM MUROS COM PLANTAS QUERO MOSTRAR UMA COISA ALEGRE E FÁCIL DE FAZER.
UM BEIJÃO O OBRIGADO POR NOS AJUDAR COM ESSAS MATÉRIAS.