Os hormônios e as vitaminas são substâncias químicas que coordenam as atividades das plantas, algumas estimulam a regeneração das células, o florescimento, a frutificação, o fortalecimento e o crescimento da planta, outras, por sua vez, inibem estas atividades. A ação que exercem depende da composição química e da concentração.
O hormônio vegetal que interfere no crescimento da planta é a auxina. Existem várias auxinas identificadas, mas a mais amplamente distribuída na planta é o ácido-3-indol-acético (AIA). As auxinas são produzidas principalmente por células jovens dos meristemas apicais do caule, da raiz e das folhas, e deslocam-se em todas as direções na planta.
Atualmente existem produtos compostos por substâncias que agem como as auxinas naturais, associadas a vitaminas e sais minerais. Estes produtos ajudam a planta a se recuperar dos transplantes, das podas de raiz, recuperam plantas com poucas raízes ou raízes fracas. As substâncias destes compostos agem estimulando a cicatrização, a brotação de novas raízes, e na parte aérea da planta, estimulam a brotação e crescimento de galhos, folhas, flores e frutos. Servem também para recuperar o vigor de plantas debilitadas, estimulando o fortalecimento e crescimento geral da planta.
Estes produtos também podem ser usados para auxiliar nos diversos métodos de reprodução das plantas, como a semeadura, a estaquia, e a alporquia.
Um dos produtos que têm estas características é o SUPERthriveTM. O SUPERthriveTM pode ser utilizado no transplante, na produção de mudas, na recuperação de plantas debilitadas (utilizando, por exemplo, 06 gotas por litro na 1ª rega). Pode também ser utilizado em conjunto com um programa de fertilização (utilizando, por exemplo, 03 gotas por litro). O SUPERthriveTM pode ser utilizado uma ou mais vezes por ano, de acordo com a necessidade e o estágio de desenvolvimento da planta. Deve-se observar o uso indicado, a diluição e a freqüência recomendada pelo fabricante.