Com pequenos cuidados, as flores podem resistir ao inverno… e florescer ainda mais bonitas com as baixas temperaturas
Quando falamos em inverno, a primeira idéia quem vem à cabeça são árvores com galhos secos, o vento e a ausência completa de flores. Com os devidos cuidados, no entanto, as plantas podem resistir aos efeitos das baixas temperaturas. Muitas florescem nesta época, ficando ainda mais bonitas. É o caso dos lírios, rosas, crisântemos, tulipas, amor-perfeito e copo-de-leite.
Um dos principais cuidados que se deve observar nesta estação é com a quantidade de regas, já que as baixas temperaturas reduzem a necessidade de água. O excesso de umidade pode causar apodrecimento das raízes e a proliferação de fungos e insetos. Nas flores de jardim, como o amor-perfeito e a petúnia, o ideal é molhar a planta duas vezes por semana. Para manter um nível adequado de hidratação, é importante também pulverizar as folhas com água em dias alternados.
Durante a época de floração, a florista também recomenda adubar as plantas a cada 15 dias, priorizando o adubo orgânico misturado à água da rega. Quanto ao período de poda, o ideal é aguardar a passagem das geadas nas regiões mais frias, cortando as plantas no final de inverno. Já nas regiões mais quentes, onde não há geadas, a poda pode ser feita no mês de julho. Desta forma, as espécies continuarão enfeitando e colorindo o inverno, chegando na primavera ainda mais sadias e bonitas.
Conheça as principais flores de inverno:
Amor perfeito: Planta que floresce no inverno. Para que se obtenha floração exuberante nos meses de junho a novembro, recomenda-se semear de fevereiro a maio.
Petúnia: Podem ser cultivadas durante todo o ano, em vasos e jardineiras, com terra fértil. Recomenda-se podar após a floração e usar os brotos novos como estacas para mudas.
Lírio: vem muito mais bonito no inverno
Rosas: em função do clima frio, elas demoram mais para formar o botão, ficando maiores e mais bonitas.
Flor de cerejeira: muito utilizada em decorações, começa a florir no final do inverno
Crisântemo: as melhores flores aparecem na entrada e na saída do inverno. No frio intenso, ela demora para florescer
Cimbidium: melhor época é de abril a julho
Dendobrium: é muito rápida, permanece com flores de agosto a final de setembro
Phaleanopsia: o período de maior beleza é na saída do inverno, época de seu florescimento