Fazendo o plantio em vasos – Muitas espécies perenes podem ser plantadas em vasos, mas selecione arbustos que tenham crescimento limitado e, se você mora em apartamento, faça a opção por plantas de sombra e meia-sombra.
Muitas espécies perenes podem ser plantadas em vasos, mas selecione arbustos que tenham crescimento limitado e, se você mora em apartamento, faça a opção por plantas de sombra e meia-sombra.
Recipientes adequados – O peso do vaso é um fator que deve ser levado em consideração, especialmente se o recipiente estiver em terraços e balcões. Nesse caso, prefira os de plástico.
Vasos de terracota e pedra absorvem muita água, por isso encharque esse tipo de vaso antes de colocar o composto escolhido.
Na hora do plantio – No fundo do vaso coloque pedriscos, cascos ou lascas de pedras para uma drenagem perfeita. Se o vaso não tiver furos no fundo, utilize uma furadeira para abri-los.
Escolha o composto e o recipiente adequados para a quantidade e o tipo de planta que deseja usar.
Compostos leves, feitos com restos de vegetais ou húmus de minhoca, são adequados para plantios temporários, como flores da estação. Compostos mais pesados, à base de terra preta, são indicados para espécies perenes.
Para garantir um crescimento saudável das plantas misture ao composto um tipo de fertilizante adequado à espécie escolhida. Se for plantar mais de uma planta no mesmo vaso
, comece a trabalhar de dentro para fora. A espécie maior deve ficar no centro do recipiente e as menores devem estar niveladas.
Com os dedos, firme a terra entre as plantas. Regue bastante, mas sem exagero para não encharcar o vaso. Após o plantio, reserve um local livre do vento e da chuva até que as plantas estejam firmes.