Quando se começa a prática da jardinagem, nem sempre é comum o conhecimento de certas regras de plantio, composição de espaços e identificação das espécies de plantas ornamentais. Por isso, o convívio com a pouca experiência no início das atividades pode provocar equívocos.
Os mais corriqueiros
- Em primeiro lugar, não pinte os caules ou troncos das árvores. Se você acredita que a cal afasta formigas ou outros insetos, engana-se, a cal pode até contribuir para a permanente moradia de alguns deles. Sem falar na estética da planta, que fica extremamente prejudicada.
- Cuidado com plantas trepadeiras e espécies agressivas de árvores. Você já viu as raízes de uma figueira? Já imaginou o que ela pode fazer com a sua calçada, seu muro ou sua piscina? Pois é, é preciso conhecer a espécie que se está plantando. A mesma atenção se aplica a plantas trepadeiras.
Algumas, como a glicínia-do-japão (Wisteria floribunda), a sete-léguas (Podranea ricasoliana) e a muito querida unha-de-gato (Ficus pumila), apesar do espetacular efeito paisagístico, podem provocar estragos, portanto é importante deixá-las em estruturas apropriadas ao seu crescimento e desenvolvimento. Cercas, treliças e caramanchões são alguns exemplos.
- Muita atenção a plantas com espinhos, especialmente se você tiver crianças e pequenos animais em casa. É comum a disposição dessas plantas na altura dos olhos. O mesmo cuidado vale para aquelas ditas venenosas.
- Há questões mais paisagísticas do que agronômicas, como o excesso de cores, que pode deixar o ambiente cansativo aos olhos do observador.
- Outra observação importante diz respeito à forma dos canteiros e à utilização de elementos acessórios no jardim. Esculturas, bancos, luminárias, pedras etc. Evite canteiros de formas geométrica, não use pedras para circular esses canteiros. Prefira formatos disformes e, ao invés de pedras circundando, faça bordadura com espécies vegetais de porte baixo.
Enfim, use a criatividade, mas tenha bom senso. Não exagere e procure se informar sobre as plantas que está utilizando no seu jardim