Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Comments off

PlantaSonya - Escolhendo Certo

folhas

Florescendo…
Lidar com plantas é mais que um passatempo, é uma atividade terapêutica sem contra-indicações, faz bem aos olhos, ao espírito e ao coração. Plantas alegram o ambiente e acalmam quem está ao redor, não é à toa que nas mais diversas culturas presentear com flores é um sinal de afeto, desejos de paz, reconforto, reconciliação.
Para a maioria das pessoas a arte de fazer florescer parece um mistério, mas é bastante simples e uma atividade infinitamente prazerosa; e o que é melhor: está acessível a todos!

Escolhendo Certo
Quando falamos de plantas a variedade de espécies é muito grande, mas todos têm uma planta favorita, entretanto não raramente ouvimos lamentos pelo fato de que a planta morreu, amarelou, parou de florescer, os motivos para tais acontecimentos podem ser diversos, mas na maioria dos casos resulta apenas de um ambiente desfavorável àquela espécie.
De maneira geral podemos dizer que plantas de floração abundante, folhas pequenas e/ou suculentas, eretas e até mesmo coloridas são plantas de sol pleno e dificilmente se adaptarão a ambientes internos com pouca incidência de luz natural; e plantas com folhagem larga, arqueada, verde-escura sem flores ou com poucas flores são adaptadas a ambientes que recebem menor incidência de luz solar, as quais chamamos de plantas de meia-sombra ou ainda plantas de sombra, mas lembre-se que mesmo as espécies consideradas de sombra não sobrevivem se não receberem alguma luminosidade; todas as plantas realizam fotossíntese e para isso é imprescindível que haja luz, o que ocorre é que algumas espécies necessitam de mais luz e outras necessitam de menos luz.
Os fatores que você deve considerar no momento da escolha são luminosidade, exigência de água, temperatura e condições do solo. Na dúvida faça uma pesquisa e verifique se a espécie que você escolheu se adapta ao ambiente onde você pretende colocá-la e à sua disponibilidade de tempo para monitorá-la.

Dicas:
- Espécies muito floridas geralmente possuem ciclo anual;
- Plantas de folhas grandes não gostam de vento;
- Plantas com folhagem colorida ou espinhos geralmente são de sol;
- Plantas com folhagem suculenta geralmente são adaptadas a solos áridos;
- Palmeiras mais altas são de sol, mais baixas toleram meia-sombra;
- Árvores são de sol, poucas toleram meia-sombra ou sombra.

Alguns exemplos:

Plantas de Sol Pleno: Onze-horas; Sálvia; Rabo-de-gato; Begônia; Lisimáquia; Rosa; Azulzinha, Lobélia; Capuchinha, Azaléia, Érica; Maravilha; Amor-perfeito; Coração-magoado.

Plantas de Meia-Sombra: Papagaio, Beijo-pintado; Semânia; Íris-da-praia; Cica; Brinco-de-princesa, Samambaia, Areca-bambú; Dama-da-noite, Lírio-da-paz.

Plantas de Sombra: Selaginella; Musgo-renda, Comigo-ninguém-pode; Curculigo; Babosa-de-pau; Zamioculca.

A maioria das espécies adapta-se bem a mais de uma condição de luminosidade, entretanto em apenas uma ela desenvolverá plenamente seu potencial florífero e de crescimento.
Lembre-se também que mesmo as plantas consideradas de sombra podem sofrer ao serem levadas a ambientes internos. Vou exemplificar citando a Palmeira Rápis, que é uma espécie que se desenvolve bem tanto a pleno sol, como à meia-sombra ou sombra. Ao comprá-la você deve imaginar que o produtor a cultivou a pleno sol para que seu desenvolvimento se desse mais rapidamente. A menos que este produtor tenha feito a aclimatação da planta, ou seja, a tenha gradualmente exposto à um ambiente com menor incidência de luz, esta aclimatação deverá ser feita por você; caso contrário a planta sofrerá com a mudança repentina podendo, inclusive, perecer. Para evitar que isto aconteça proceda da seguinte maneira:
Ao adquirir uma planta que será colocada num ambiente interno, primeiramente a instale num local de meia-sombra, onde ela receba luz solar por algumas horas durante a manhã ou final da tarde. Para não correr riscos, siga o mesmo processo para espécies que serão plantadas em local onde receberão luz solar intensa, adaptando a planta primeiramente à meia-sombra. O tempo de aclimatação é variável para cada espécie, mas deve durar ao menos duas semanas.

Você sabia?
As plantas são dos poucos seres vivos capazes de transformar energia luminosa (luz) em energia química (carboidratos), as plantas são então consumidas por todos os animais que transformam estes carboidratos em energia para sobreviver.

flor amarela

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comments are closed.