A forma mais comum de se aumentar a quantidade de ramos e consequentemente a quantidade de folhas de seu bonsai, é diminuindo o tamanho das folhas.
Quanto mais folhas o bonsai tiver, menor elas serão. A razão para diminuir o tamanho das folhas é tornar o bonsai, além de mais bonito, mais proporcional em todo o seu conjunto: tamanho do bonsai, espessura do tronco e tamanho das folhas.
Para aumentar a quantidade de folhas
Existem duas formas: A primeira é que quanto mais podar o bonsai mais folhas ele terá, pois a poda fará ele rebrotar e aumentar a quantidade de ramos, aumentando a quantidade de ramos, aumentarão a quantidade de folhas.
Isto considerando que o bonsai esteja em um local bem iluminado, pois se se o cultivo do bonsai estiver em um local com luminosidade deficiente, as folhas tendem a crescerem.
A segunda maneira de se fazer uma poda na ponta de todos os ramos e logo após, fazer um desfolhamento completo do bonsai. Sim, retirar todas as folhas do bonsai. Não deve arrancá-las e sim, cortar as folhas bem próximo de onde ela está inserida. Deve-se tomar cuidado para não danificar as gemas de brotação.
O que são as gemas?
As gemas são locais nas plantas de onde sairão ou brotarão novos ramos. Elas ficam situadas no ponto em que a folha está inserida. Elas podem estar visíveis ou não. Entenda que onde tem uma folha, terá também uma gema. Por isso deve-se deve tomar cuidado ao fazer o desfolhamento. Quando for cortar o “talinho” (Pecíolo) da folha cuidado para não danificar estes futuros ramos, caso as gemas estejam visíveis.
Quando fazer o desfolhamento?
Algumas plantas poderão responder melhor à este desfolhamento em determinadas épocas do ano, mas de maneira geral deve-se fazer este desfolhamento na Primavera e em épocas quentes do ano. Isro deve ser feito uma única vez por ano. Existem plantas que aceitam desfolhamento semestralmente.
Não se deve fazer um desfolhamento logo após uma rebrota do bonsai, deve-se esperar pelo menos 6 meses (tempo básico) após esta rebrota. O ideal é fazer um pouco antes da rebrota. É só olhar freqüentemente o ponto de inserção das folhas, pois neste local estão as gemas e quando estas começarem a aparecerem, aí sim, pode fazer o desfolhamento.
Quando faz-se o desfolhamento, ganha-se um novo ramo em cada local em que foi retirada a folha. (É claro que não serão em todos, mas serão muito mais novos ramos. Muito mais do que o normal)
Esta providência (desfolhamento) deverá ser feita apenas com as plantas de folhas planas (planifólias). Isto não se aplica a maioria das coníferas (Pinheiros, tuias, pinus, Juniperus, etc) que tem folhas em forma de agulhas (aciculifolias). Limite-se nas primeiras vezes a fazer desfolhamento em plantas que tem crescimento rápido. O tempo será o seu maior aliado para aprender e observar a reação das plantas.
Saturday, 21. July 2012
estou formando dois bonsais de baobá. Já estão com mais de um ano os dois. Estão com aproximadamente 35 cm. Mas as folhas estão grandes e ele está comprido e fino. Fiz a segunda poda de raiz agora em ambos. Posso seguir esta orientação para diminuir as folhas? E cortar a guia, fará ele parar de crescer ou prejudica a sua formação para bonsai? Não consigo encontrar em nenhum site estas orientações.
Grata se puder ajudar-me. Estes bonsais são meu xodó.
Abraços
Elza Herminia