Assim como nós humanos cortamos os cabelos e as unhas; as árvores precisam de podas.
Tanto no campo, como principalmente nos perímetros urbanos, as árvores necessitam de podas de formação durante o período de crescimento e podas de contenção nos perímetros urbanos devido às limitações das áreas públicas (calçadas, fiação e iluminação urbana); e nas áreas particulares, devido ao tamanho da área e limitações de sombreamento.
Muitas vezes encontramos árvores que foram prejudicadas pela falta ou pelo excesso de podas. A época propícia para realizarmos as podas é o inverno quando os processos vegetais estão em dormência.
Para uma boa poda não é necessária grande técnica, basta uma observação cuidadosa do engalhamento da árvore a ser podada, e dos entornos onde ela vive. É preciso observar a posição do sol em relação à árvore para saber o sombreamento que ela faz na residência. Se ela estiver tampando o sol no período da tarde, é necessário, mesmo nos lugares muito quentes deixar alguma abertura, pois o sol é profilático contra microorganismos.
Quando os galhos crescem desordenadamente dificultam a aeração, iluminação e a circulação da seiva; o que favorece a proliferação de pragas e moléstias e acaba por prejudicar a floração e a frutificação.
Muitas vezes exagera na poda, mutilando a árvore
Nos dois casos vai ser necessário fazer um tratamento intenso de reparação, quase uma cirurgia para recuperar a forma, a saúde e a produtividade da árvore…
Segue o passo a passo da poda de reparação:
Árvores que não foram podadas
1- Remover toda a madeira morta, danificada ou doente. Retire os ramos que estão cruzados ou afetando a forma da copa. Desbaste os brotos que cresceram para dentro da copa. A armação da copa deve ter de 3 a 5 galhos.
2- Remova com cuidado os brotos laterais que estiverem em excesso ou mal posicionados. Nas próximas estações provavelmente surgirão brotos ladrões, como eles podem enfraquecer os ramos principais você deve retirá-los pela base de preferência no inverno.
3- Os instrumentos (serrote, tesoura, facão) devem estar limpos e afiados para não macerar a seiva. Depois da poda deve ser aplicado uma pasta de sulfato de cobre diluído em água, para evitar o surgimento de doenças.
Árvores que foram podadas exageradamente
Como foram retirados muitos brotos, sua armação deve ser de galhos parecidos com cotos que produzem vários brotos a cada estação. É preciso fazer uma limpeza drástica para reduzir a um ou dois nódulos em sentidos opostos no final dos ramos. Os brotos maiores com pelo menos um ano devem ser podados a um terço da sua altura. Dessa forma, aos poucos a árvore vai voltando a sua forma natural.
Tuesday, 17. May 2011
Estava fazendo uma pesquisa sobre podas urbanas e encontrei seu site. Cai direto neste arquivo e após ler gostaria de fazer as seguintes considerações.
Concordo com as recomendações, observando que devemos caracterizar melhor a poda de acordo com o periodo. Saliento que além da poda de inverno, temos a poda de verão e outono ainda. Na poda de inverno devemos promover a limpeza e retirada de ramos fracos, doentes e promover o revigoramento das plantas, sabendo que, quanto mais drastica for a poda, mais vigorosa será a brotação. Quanto a poda de verão, ela é importante para a estabilidade da copa da árvore, momento oportuno para a remoção de ramos ladrões, assim como desponta de ramos oque gera a ramificaçao e um crescimento mais equilibrado. Ja no outono, podemos realizar alguns cortes, antecipando a poda de inverno, ou simplesmente gerando uma parada de crescimento na planta, através do desponte ou eliminação de algum ramo desnecessário, sendo que nesta poda, não ocorrerá emissão de ramos ladrões.
O ano é dividido em 4 estações. Inverno, primavera, verão e outono (3 meses para cada estação) As épocas de poda possem 4 meses cada, fato que nos ajuda a manejar melhor nossas árvores.
Att, Vinicio Roberto Fonseca – Tecnico Agropecuário