Lembre-se de que as plantas demoram mais para se adaptar a vasos do que a canteiros.
Os cuidados básicos são: Regas, Adubação e Substrato.
Na montagem de seu vaso, não se esqueça do sistema de drenagem no fundo. Você pode usar argila expandida, cacos de telha, britas ou até pedaços de isopor.
É bom cobrir com uma “manta vegetal” para filtrar a água das regas e depois coloque o substrato.
O tipo de material escolhido para o vaso vai ter influência na questão da rega – a cerâmica, por exemplo, vai exigir regas mais constantes ou então que seja feita a impermeabilização do vaso.
Como em toda natureza, até mesmo em nossas vidas, o importante é o equilíbrio – Não afogue sua planta com excesso de água – pode causar sua morte!
Uma boa dica é usar casca de pinus sobre a terra para manter a umidade.
A adubação deve ser feita na primavera, quando as plantas acordam do sono do inverno.
Sobre a adubação é importante lembrar que: O excesso de adubo pode matar a planta! Portanto, antes menos que mais.
Saturday, 16. October 2010
Olá Sonya, me chamo Michele moro no Rio, tenho 30 anos e estou completamente apaixonada pelo seu blog. Amo demais a natureza, plantas, animais, são minhas realizações. É uma pena que conheço pouco sobre o assunto, mas minha paixão me ajuda. Obrigada por disponibilizar seus conhecimentos na internet, olha você não sabe o quanto cresce como ser humano. Moro em um apartamento de aproximadamente 60 mts, com meus dois filhos, marido, minha mãe e três calopsitas, tenho em meu quarto um vaso com a árvore da felicidade, um bonsai ( eu mesma criei tem uns 06 anos ), uma pimenteira, uma jibóia, um trevo de quatro folhas, e umas mudinhas para bonsai de romã, em minha área eu tenho: uma comigo ninguém pode, uma erva cidreira, e uma muda de uma planta que desconheço o nome que é tipo um bambu. Sou eternamente grata de dividir minha alegria com uma pessoa muito especial como você.
Michele Patricio