Como Regar suas Plantas
Saber molhar as plantas é muito importante, e o maior mal que se pode fazer é colocar água em excesso, pois a umidade ocasiona o apodrecimento das raízes e favorece o aparecimento de pragas e doenças. Não esqueça que sua planta não é aquática.
É difícil estabelecer a quantidade de água e o intervalo entre as regas, há vários fatores que influenciam, tais como a iluminação, a temperatura e o ambiente, pois se é externo vai necessitar de mais água devido aos ventos e ao sol, e interno em que o período de rega vai ser maior pela menor transpiração da planta. Na primavera e verão vão requerer mais água do que no outono e inverno, sendo nesta época que elas estão em período de dormência. O tamanho da planta também irá influenciar, pois quanto maior a quantidade de folhas mais umidade ela necessitará.
O melhor meio para se saber é encostar o dedo na superfície do solo, se sentí-lo úmido não precisa molhar. De água aos poucos para não ter excesso, é melhor molhar de menos do que de mais. Não esqueça de usar um regador com chuveirinho.
Os Temperos
Temperos cultivados em casa plantados em vasos estarão sempre ao alcance das mãos, garantindo á sua família refeições mais naturais. Quanto ao cultivo, nada mais fácil: basta que você reserve um local que receba, pelo menos, uma boa dose de luz solar todos os dias. As janelas face norte de uma cozinha, por exemplo, são ótimas para isso. O solo pode ser o mesmo para todos as espécies, sendo formado por partes iguais de terra comum de jardim e areia, acrescidas de uma ou duas colheres de húmus de minhoca uma vez por mês. Regue apenas uma vez por dia, de preferência à tarde, e nunca quando o sol estiver forte.
Plantas Purificam o Ar e o Astral
Não adianta fechar as janelas, o ar poluído e carregado que respiramos muitas vezes não vem da rua, mas do próprio ambiente onde estamos. Algumas plantas dentro de casa funcionam como excelentes filtros. Plantas como o filodendro, a jibóia e espada-de-são-jorge eliminam do ar substâncias maléficas.
Flores Melhoram a Qualidade de Vida
Pesquisas feitas pela A&M da Universidade do Texas revelam que receber flores e plantas como demonstração de gratidão melhoram o estado de humor, melhoram a habilidade de memorização e elevam a produtividade dos funcionários, especialmente das secretárias. A pesquisa demonstrou que as flores e plantas aumentam a habilidade das pessoas em gerar idéias criativas e resolver problemas.
A presença de flores e plantas no ambiente de trabalho pode ser muito compensador para os negócios no cenário competitivo em que vivemos. A produtividade pessoal, a inovação e a criatividade na solução de problemas têm sensível melhoria – o que em certas circunstâncias pode significar entre pequenos e grandes resultados no mundo corporativo. Dar flores é uma marcante, orgulhosa e sofisticada maneira de dizer: eu aprecio o que você faz! Trata-se de uma maneira perfeita de construir uma forte relação de fidelidade e comprometimento entre o funcionário e a empresa. Vale a pena investir na melhoria do seu ambiente de trabalho.
Dicas para Flores Cortadas
- Não deixe folhas submersas na água.
- Troque a água pelo menos a cada 2 dias, use sempre água limpa.
- Ao trocar a água, corte uma pontinha da base do caule para abrir novamente os vasos que transportam a seiva (use uma tesoura ou faca afiada). Para a maioria das flores e folhagens basta cortar na diagonal (para ampliar a área de absorção) e colocar o talo na água o mais rapidamente possível.
- Flores que soltam ´leite´, como o bico-de-papagaio, devem ter o local do corte passado rapidamente em água quente para retirar o leite que fica ressecado no caule.
- Flores com caules lenhosos ou grossos, como a rosa, devem ter a base cortada em diagonal e em seguida cortada ao meio 1 ou 2 centímetros.
- Para flores com caule oco (amarílis, dálias, etc.) faça um furinho com alfinete logo abaixo da flor, para deixar entrar o ar.
- Retire as ´antenas´ de pólen dos lírios para não manchar as pétalas, as paredes ou as roupas.
- Para que as flores melhorem a aparência, retire as pétalas estragadas com cuidado.
- Açúcar (uma pitada), cloro (2 ou 3 gotas) ou aspirina (1 comprimido por vaso) ao serem acrescentados à água, ajudam a manter as flores por mais tempo.