Antes de saber como cultivar gérbera, vamos conhecer mais sobre ela. Esta flor foi encontrada na África do sul. Pertence à família Asteraceae (Conhecidas como composta), e ela é da mesma linhagem dos girassóis e margaridas. Portanto, ela é tão semelhante a elas.
Por ser uma flor silvestre, ela tem por costume se adaptar a climas temperado e diversos tipos de solos. No caso, até mesmo aqueles que não fornecem grandes quantidades de nutrientes podem servir. Ela tem sua floração todo o ano, porém o auge de sua beleza está entre as estações da primavera e verão.
A gérbera tem por sustentação uma haste longa, sendo encontrada então em mais de 20 tonalidades de cores. São tantas variedades de cores, que sua cartela pode ir da cor branca a cor vermelha.
Saiba como cultivar gérbera
O solo onde você irá plantá-la deve possuir boa drenagem, pois ela não gosta de solo encharcado. A fertilidade do solo tem que ser alta e o pH ácido. Procure então fazer uso da adubação orgânica ou combinação de NPK 4-10-8.
No caso de diversas mudas, coloque-as dentro de covas abertas, logo após feche a cova, cobrindo com substrato de fibra de coco ou qualquer substrato de sua preferência. Outro ponto é realizar o plantio onde possui bastante iluminação.
Vamos conhecer agora mais algumas dicas sobre esse cultivo e entender como ele funciona.
Como cultivar gérbera em vasos
Seu cultivo em vasos vem sendo hoje a maneira mais indicada, pelo fato deste tipo de cultivo evitar doenças e facilitar sua nutrição.
Se você quiser ver sua planta bem florida e hastes chamativas, indicamos então fazer uso do substrato de coco. O mesmo pode ser encontrado em casas de insumos agrícolas.
Cuidados com a planta
Sem exagero, regue sua gérbera de uma a duas vezes por semana. As irrigações são recomendadas nos períodos mais secos.
Fique sempre atento a limpeza de sua planta, observando se ela possui folhas velhas ou mortas, neste caso recomenda-se efetuar a retirada delas, pois fazendo isto a planta continuara seu ciclo de vida.
Assim que você efetuar o plantio, a gérbera dará flor entre um e dois meses. Seu plantio em vaso pode continuar normalmente durante dois anos.
Em média o valor do vaso com a flor, varia de 10 a 15 reais, caso você deseje comprá-la, mas lembre-se que esses valores são variáveis.