O vaso de planta é parte importante na arte da jardinagem por diversos motivos, sendo o principal a responsabilidade que o objeto tem de aconchegar a plantinha e facilitar seu desenvolvimento.
É por isso que o processo de escolher um vaso precisa ser feito com carinho, ainda mais se você deseja que a sua plantinha cresça e floresça.
A salvação da sua florestinha pode estar aqui! Veja algumas dicas para não errar na hora de comprar um vaso e diferenças entre eles.
Como escolher seu vaso de planta?
É fundamental começar a conversa falando sobre os furinhos que um vaso de planta precisa ter, isso porque, sem eles, a água não vai escoar e provavelmente as raízes vão apodrecer.
Desta forma, independente do acessório que você escolher, tenha em mente que ele precisa ter furos na base.
Continuando, é hora de fazer uma continha básica sobre tamanho. Se a planta que você deseja é grande, de raízes extensas e precisa de espaço, o crescimento dela só vai acontecer se o vaso for grande. O mesmo vale para espécies menores, que facilmente se adaptam a um lugar menor.
Uma planta precisa de espaço para crescer, dependendo das características da sua espécie, você vai escolher entre um vaso de planta pequeno, médio ou grande.
Vaso de planta: quais as diferenças?
Existe sempre aquela dúvida de qual tipo de vaso escolher, afinal, são tantos! Sendo assim, aprenda sobre as principais características deles para não se perder no meio das variedades.
Barro ou cerâmica
Estão entre os preferidos por sua resistência e aparência rústica. Além de reter a umidade, garantindo que a terra não vai secar rapidamente, eles não esquentam tanto no sol como outros modelos. Já em relação às desvantagens, são peças pesadas e frágeis.
Concreto ou cimento
Já faz algum tempo que os vasos feitos com esses materiais ganharam holofotes no mundo da decoração, isso porque são peças que vão bem com plantas maiores, como as palmeiras, filodendro, ciclanto e zamioculca. Entretanto, pense bem no local, pois são objetos pesados de difícil locomoção.
Plástico
O material é um dos mais comuns, porém requer cuidados, já que esquenta com facilidade se ficar no sol. Uma dica para quem preferir este tipo de vaso é aderir à moda dos cachepôs, perfeito para acomodar a plantinha e deixar o visual bem bonito. A principal vantagem do plástico é que o material é barato e a maioria já vem com furos na base.
O que é cachepô?
A ausência de furos nos cachepôs é uma das diferenças, mas o estilo decorativo dos objetos também se destaca, isso porque eles são pensados de uma forma mais visual e menos funcional, ou seja, um espaço para plantar a verdinha.
Os cachepôs, também chamados de cachepots, são responsáveis por trazer personalidade para os ambientes e estão disponíveis em diversos modelos, texturas, cores e formatos. A lista vai de versões em cimento a metal, tecido, crochet e bambu.