Quando as plantas estão isoladas em vasos ou em lugares diferentes do jardim, elas exigem mais água e são mais sensíveis às ameaças. Mas, se forem agrupadas em um ou vários maciços, umas cuidarão das outras e manterão a umidade do solo. Seguindo as dicas abaixo você poderá colaborar para o desenvolvimento das suas plantas deixando o seu jardim ainda mais bonito.
1 – Na hora de decidir o lugar onde quer formar o maciço, dê preferência aos pontos mais visíveis do jardim, como a entrada do terreno, debaixo das janelas, algum canto especial, etc.
2 – Determine as espécies e o critério que você seguirá para agrupar as plantas: pela cor das flores, pela folhagem, pela época de floração, etc.
3 – Com um rastelo, limpe as pedras, raízes e ervas daninhas do terreno. Assim as plantas a serem colocadas aí não encontrarão obstáculos para se desenvolver.
4 – Abra buracos com a enxada na profundidade necessária para cada planta que você for colocar. Calcule sempre 40 cm, no mínimo.
5 – Se a terra for dura ou argilosa, misture algumas pás de areia para deixar o solo mais solto e permeável. Assim você evitará que se encharque e as plantas terão uma base firme para as raízes.
6 – Acrescente matéria orgânica, como húmus, para enriquecer o substrato.
7 – Posicione cada planta, ainda no vaso no lugar desejado para saber como ficará o maciço. Coloque sempre as mais altas atrás.
8 – Depois que estiver satisfeito com a composição, retire as plantas dos vasos e plante cada uma no lugar escolhido.
9 – Devolva a terra retirada, amasse-a cuidadosamente com as mãos e regue com abundância.
10- Espere cerca de 15 dias para começar a adubar a área trabalhada.
Se você quiser garantir que o seu maciço se desenvolva bem, não plante em dias muito quentes nem em época de geadas.