O ataque de fungos é geralmente causado pela umidade excessiva e pelo uso de ferramentas infectadas. Portanto, previna-se usando apenas vasos com furos ou de fibras, que permitem uma melhor oxigenação das raízes. Promova um bom sistema de drenagem em seu vaso, não deixe de regar para evitar a umidade e providencie uma saída fácil para a água.
Desinfete bem as ferramentas de jardinagem, principalmente as tesouras de poda, usando um pequeno maçarico ou mesmo um isqueiro.
Evite tutores de madeira, eles propiciam o aparecimento de fungos. Cada fungo apresenta resistência a um tipo de composição. Em geral a calda bordalesa é bastante eficiente, mas se os sintomas persistirem, você pode tentar outros métodos.
A calda bordalesa é utilizada para tratar plantas atacadas por fungos.
Vamos aos passos para prepará-la:
Ingredientes:
1 saco de pano;
200g de sulfato de cobre;
200g de cal virgem
20 litros de água.
Modo de fazer:
Com o saco de pano prepare um sachê com o sulfato de cobre. Mergulhe o sachê em 18 de litros de água por 3 ou 4 horas até que o sulfato dissolva. À parte, misture a cal em 2 litros de água e despeje na solução preparada com o sulfato dissolvido. Mexa bem.
Antes de usar a calda bordalesa, faça um teste de acidez: mergulhe uma lâmina de ferro no preparado. Se ela escurecer, não aplique ainda a calda na planta. Acrescente um pouco mais de cal e faça o teste novamente. Caso a lâmina continue saindo manchada, adicione mais cal até que a lâmina não saia sem escurecer.
A calda bordalesa deve ser usada no máximo até o terceiro dia após o preparo. Em plantas pequenas ou em fase de brotação, não recomenda-se aplicar em concentração forte.