Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




violets
Quando você for escolher o solo para suas violetas africanas, sinta-o. Ele deve ser poroso, quase fofo e nunca pesado ou grudento. E isso porque, quando molhado, um solo grudento seria impermeável ao ar e, assim, as raízes não teriam condições de se desenvolver de maneira satisfatória.

Quase todas as violetas se adaptam bem às misturas de solo tradicionais para plantas de vaso. Ou seja: um terço de terra de jardim, um terço de terra vegetal e um terço de areia. Esta é uma mistura leve e saudável, que reterá a água por tempo suficiente para não prejudicar as raízes.

Existem muitas misturas de solo para cultivar violetas. Uma variação da mistura acima, compõe-se de duas partes de terra vegetal ou turfa, duas partes de terra de jardim e uma parte de vermiculita. A esta combinação, alguns cultivadores adicionam um punhado de areia e lascas de carvão vegetal.

Não interessa que solo você esteja utilizando. É sempre bom que ele seja esterilizado. Aliás, algumas das misturas de solo compradas prontas já vêm assim. Mas não custa se certificar. Na Europa e nos Estados Unidos, inclusive, existem misturas de solo especialmente formuladas para violetas africanas.

Mas voltando aqui à nossa realidade, caso você queira utilizar terra de jardim na preparação do solo, ela precisará ser esterilizada. O método mais usual é o de forno, porém é bom que você saiba que exala odores não muito agradáveis. Faça o seguinte:
1 – Misture os ingredientes em um grande tacho.

2 – Adicione água em quantidade suficiente para saturar a mistura.

3. Cubra o tacho e leve-o ao forno a 80 graus por, pelo menos, duas horas.

4. Esfrie a mistura e permita a sua aeração por 3 ou mais dias antes de plantar, revolvendo-a várias vezes durante este período.

Algumas misturas especiais para o cultivo de violetas não contém terra. Nestes meios, as plantas necessitarão ser fertilizadas com mais frequência, particularmente se a mistura retém pouca umidade. Assim, se você comprar plantas já em vasos, pergunte que tipo de mistura de solo foi utilizada, para ter uma indicação correta sobre a fertilização e necessidades de água.

Como dividir a violeta
1. Deixe o solo do vaso secar um pouco antes de dividir a planta.

2. Remova a planta do vaso e gentil, porém firmemente, divida-a em partes,

assegurando-se que cada divisão contenha raízes de modo que as plantas possam se restabelecer rapidamente.

3. Coloque as divisões em vasos de 7,5 cm com solo novo e regue as plantas moderadamente nas primeiras semanas.

4. Mantenha as novas divisões longe da luz direta do sol, porém em lugar bem iluminado.

5. Frequentemente você encontrará ramos de folhas recém-emergindo do “”tronco”" principal. Esses suckers (”sugadores”), são uma outra fonte de novas plantas (se permitido seu desenvolvimento, serão os responsáveis pelo surgimento das multi-copas numa planta multi-copada).

6. Quando atingirem desenvolvimento suficiente para serem manipulados, corte-os da planta principal com uma faca afiada e esterilizada.

7. Esfregue as superfícies cortadas – tanto no broto como na planta principal -com um fungicida.

8. A seguir, polvilhe a extremidade cortada do broto com um hormônio de crescimento de raízes.

9. Plante cada broto em vasos de 7,5 cm contendo um composto em partes iguais de mistura de solo e vermiculita ou perlita.

10. Mantenha os brotos recém- plantados um pouco secos e em lugar bem iluminado por algumas semanas. Então comece a aguar regularmente.

violetas2

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



One Response

  1. #1
    MARIA CRISTINA COSTA 
    Wednesday, 24. August 2011

    Achei muito bacana as informações, mas fiquei com uma dúvida:

    Gosto de violetas, mas percebo que algumas ficam com o tronco no pé da raiz podre, já tentei mudar a terra, já coloquei argila expandida, e continuo com o problema, elas apodrecem no tronco Se eu colocar apenas pó de xaxim para plantar resolvo o problema?

    grata
    Cristina