A Renda Portuguesa (Davallia fejeensis), originária da Austrália e Ilhas Fiji, é uma samambaia que precisa de muita luminosidade para se desenvolver, mas nunca deve ser exposta ao sol direto para não queimar.
O ideal é cultivá-la em vasos de fibra de coco a meia sombra, em local protegido dos ventos, é uma planta que gosta de muita água, as regas no verão devem ser diárias, nos outros meses dia sim, dia não, o segredo é nunca deixar o substrato totalmente seco. Ela queima com o frio, portanto, recomenda-se podá-la antes de o inverno chegar ou deixá-las em locais mais quentes.
A espécie que se propaga por meio de esporos e divisão de rizomas, o solo em que será plantada deve ter duas partes de terra comum de jardim, duas de terra vegetal e duas de areia. A época ideal para o plantio é o verão, os rizomas (caules) formam um emaranhado, deve-se cortar um pedaço que tenha pelo menos um broto e espetá-lo no novo vaso.
Os esporos da Renda portuguesa fica nas pontinhas das folhas, como mostra a foto abaixo.
Adubação
O ideal é adubá-la a cada 40 dias, com torta de mamona ou farinha de osso. Como é uma planta que deve ser muito irrigada, ao notar falta de terra no vaso, complete com composto orgânico, ele dará uma revigorada e a tornará mais vistosa.
Sunday, 31. July 2011
gostaria de saber qual é o mes da poda da renda portuguesa
Monday, 28. November 2011
Olá, gostaria de saber o que está acontecendo com minha renda….rego dia sim dia não, sem encharcar e ela fica na sala e recebe luz indireta, sem tomar vento, porém as folhas novinhas murcham e caem, é só puxar q o galinho sai facilmente……por favor me ajudem…
Friday, 16. December 2011
Bom dia, tudo bem? Gostaria de saber, se colocar o pau-de-xaxim dentro de uma bacia será que as mudas de renda portuguesa se adaptariam-se bem?
Monday, 9. April 2012
Olá tenho uma renda portuguesa onde fica dentro do meu apartamento em lugar claro mes sem sol direto. rego dia sim, dia não, converso com ela, as vezes coloco esterco, casca de ovo seco e tambem pus no vaso um pouco de fibras de coco. Percebo que ela está ficando com as olhas amareladas e também saem com facilidade. Toda semana corto os pedacinhos secos para não ter de extrair a folha por completo, pórem percebo que ela está deteriorando. O que podeira fazer para recuperá-la?
Thursday, 14. June 2012
eu aaaammmmeeeeiiiii!
Sunday, 29. July 2012
gostaria de saber o que fazer, pois a minha renda portuguesa não brota ,as vezes penso que está morta, pois ela esta com os galhos todos sem folhas, já observei que ainda esta viva por que os talos estão verde, o que fazer para recuperá-la pt
Tuesday, 17. April 2018
Minha renda portuguesa esta cheia de rizomas, tantos , que estouraram meu xaxim estão maravilhosas.Pergunto,como fazer com tantos rizomas, e como evitar q estourem os mesmos, cresceram muito estão espetaculares. Estou sempre fazendo mudas, muitas…..
No mes de Agosto, costumo tirar todas as folhas, brotam mais ainda….
Algumas delas, nas pontas das folhas aparecem uma espécie de podem, é normal ? Gata pelo seu carinho
Sunday, 28. October 2018
Gosto muito de plantas . Tenho uma renda portuguesa . Que está grande e bonita. Tenho notado embaixo dela um pó que parece esporos. Mas em nenhuma parte das folhas noto nada ( no chifre de verso) se vé bem.
Minha pergunta onde ficam como são ?
Agradeço a esplicaçao pois não fui capaz de encontrar
Friday, 2. August 2019
Eu ganhei uma samambaia de uma amiga ,eu botei na minha varanda muito fresquinho boto agua nela todo dia caiu todas as folhas , mas continua lá , faz uns meses ate
agora nada