Ao cair o sol é quando as flores deste arbusto se abrem e desprendem seu cheiro. Daí vem o seu nome dama-da-noite, apesar de que em algumas regiões também é conhecida como flor-da-lua.
Desfrutar da dama-da-noite em casa é muito fácil, já que os cuidados que requer são básicos e muito simples de realizar.
Como plantar a Dama-da-noite
Devido ao peso de seus ramos necessita de um suporte, que poderá ser uma treliça, cerca ou muro. Seu cultivo deverá ser ao sol, mas tolera que uma parte do dia fique em ambiente com meia sombra.
O solo deverá ser rico em matéria orgânica e muito bem drenado.
A mistura de plantio ideal para este cacto é uma mistura de húmus de minhoca, areia de construção e adubo animal de curral bem curtido, na proporção de 4:2: 1.
Cultivada no solo do local, deverá ter a cova de plantio com as paredes soltas para não danificar as raízes sensíveis.
Colocar a mistura no fundo e ao redor do torrão, regando a seguir.
Este cacto se ressente quando a terra fica ressequida, embora possa apodrecer por excesso de água. Aproveitar para regar a planta quando regar o jardim, evitando fazer isto todos os dias.
No inverno ou em estação chuvosa, suspender as regas.
Seu plantio em vasos somente dá certo se pudermos ter uma treliça de apoio, devendo usar um vaso de maiores dimensões que o comum e que seja de cimento, preparado para suportar o peso da planta sem tombar.
Para repor nutrientes, na primavera fazer adubação com húmus de minhoca e adubo KPF, formulação 4-14-8, cerca de 100 gramas por planta, colocado sobre o solo ao redor da muda, incorporando à terra existente.
Sempre regar após a adubação.
Propagação
Para fazer mudas deste cacto, basta cortar um pedaço do ramo, na primavera. Colocar sobre jornal até formar uma película sobre o corte.
Depois plantar em areia de construção, mantendo-a úmida, até que notar que inicia a crescer.
Plantar na mistura indicada para plantio.