Terrários são jardins incríveis que aceitam as condições de estarem fechados em vidros e por isso demandam menos cuidados. Bom para aqueles cantinhos da casa que “enxergamos” menos. A dica de hoje envolve reciclagem de vidros de conserva para que você possa ter seu terrário com custos quase iguais a zero, e ainda assim com o mesmo charme.
Alguns vidros especiais de terrário além de serem difíceis de encontrar são meio carinhos, concordam?
Mas com criatividade dá pra fazer um terrário sem tanta pompa e circunstância, mas tão vistoso quanto.
Se você tiver acesso àqueles potes de vidro de conserva tamanho restaurante, de conteúdo superior a 1 litro, sorte sua. Seu terrário ficará ainda mais perfeito. Se, como eu, usar um vidro de 500 ml terá um pequeno terrário, mas com ótimo resultado.
Você pode usar até pedacinhos de tijolos quebrados bem pequenos.
Se não achar o musgo, use pedriscos brancos. (eles podem ser encontrados, para vender, em floriculturas).
Comece colocando algumas pedrinhas no fundo do vidro. São poucas, só para reter o excesso de água que porventura tenha na terra.
Depois coloque um pouco da areia. Também é apenas o suficiente para nivelar as pedras e auxiliar na drenagem.
Coloque terra o suficiente para abrigar suas mudas. Lembre que num terrario usamos tipos de plantas que não precisam de muita terra, assim não se preocupe com a quantidade.
Com cuidado encaixe suas mudas. Eu usei uma colher e uma espátula para abrir uma mini cova na terra. Plantei uma espécie de cacto, bem resistente cuja muda eu ganhei. A outra plantinha eu fiz a muda de flores que tenho no jardim. Hoje em dia encontramos mudas de cactos até no supermercado, então relaxe quanto a isso.
Em torno das mudas encaixei o musgo. Coloque-o com cuidado sem pressionar, não é necessário apertar. Se usar pedriscos, é só soltar sobre a terra.
Vejam como as plantas ficam bem acomodadas no pequeno espaço. Se preferir você também pode usar uma única planta, bem no centro.
Pra finalizar eu pintei a tampa do vidro, mas você pode optar por revestir com papel ou tecido usando a técnica da decupagem.
O resultado é muito bacana. Dá vontade de fazer vários deles e espalhar pela casa.
Preste atenção no vidro: água condensando e escorrendo nas paredes pede que a tampa fique aberta por um dia. Nenhuma condensação pede um pouco de água. Apenas isso.
A dica é muito charmosa também pra fazer e oferecer de presente aos amigos, afinal esse é um jardim que não dá trabalho nenhum.
Fonte: Vila do Artesão – http://www.viladoartesao.com.br/blog/