Plantas complementam bem qualquer ambiente e ainda proporcionam um ar agradável e envolvente. Para mantê-las sempre viçosas vocês não precisam dispor de muito tempo. É só organizar os cuidados básicos em tarefas diárias, semanais, mensais e anuais. Assim, o trabalho fica bem dividido, vocês não vão se sobrecarregar e suas plantas retribuem seu carinho, crescendo bonitas e saudáveis.
A primeira coisa a fazer é escolher espécies que cresçam bem dentro de casa e saber as necessidades de regas e adubações de cada uma. Para isso, vocês podem contar com a ajuda de floricultores em casas especializadas: algumas plantas precisam de adubações mensais, outras a cada dois meses e certas espécies dispensam adubação durante todo o inverno.
Além das adubações, vejam como proceder em cada período:
Diariamente
Reguem as plantas que estão com o solo ressecado.
Retirem flores e folhas murchas ou manchadas.
Semanalmente
Virem os vasos para as plantas receberem sol de todos os lados e não crescerem tortas.
Examinem as plantas para ver se não estão com pragas ou doenças. Se notarem alguma coisa, isolem o vaso, removam as folhas mais atacadas ou limpem com uma esponja embebida em água e sabão neutro. Depois, lavem bem.
Vejam se as plantas estão em lugar bem ventilado e iluminado. Se faltar luz, uma solução é usar uma lâmpada apropriada à venda nas lojas especializadas em jardinagem.
Mensalmente
Retirem os vasos pendentes mergulhando-os em um balde com água para encharcar bem o solo.
Limpem as folhas com um pano limpo e seco.
Pulverizem água nas folhagens.
Anualmente
Reenvasem as plantas que estão com as raízes saindo pelo furo de drenagem do vaso.
Façam as podas anuais.
Tirem novas mudas que cresceram muito, tomando conta do vaso.
Quando se deve transplantar mudas envasadas?
Quando notar que a planta não se desenvolve e não houver outra causa aparente para isso. Um sintoma que pode ajudar a confirmar a suspeita, é o fato das raízes começarem a enovelar ou procurarem sair do vaso.
Como é feito o reenvasamento?
Deixe de molhar o vaso por 2 ou 3 dias. Dê umas batidinhas no fundo e nas laterais, e solte o torrão das paredes internas com uma faca ou pazinha estreita. Verifique as condições do enraizamento. Caso estejam muito enoveladas, solte as raízes com um garfo. Pode as velhas, as ressecadas ou as que estejam muito compridas. Coloque a muda no novo vaso, previamente preparado com uma boa camada de drenagem. E importante que o torrão fique centralizado e uns dois dedos abaixo da borda do vaso. Complete os espaços vazios com um novo substrato, socando-o levemente com o cabo de uma ferramenta ou com os dedos. Em seguida, regue bem e pronto.
Saturday, 12. February 2011
gostaria de saber se vcs vender as mudas de plantas ou sementes
Wednesday, 13. July 2011
Vou cultivar e colecionar flor de maio. Gostaria de saber mais sobre esta planta como se prepara a terra, e outras dicas.
Obrigado, ANTONIO.