Quem tem plantas sabe que, cedo ou tarde, as formigas vão acabar passeando pelas plantinhas. Apesar de nem sempre representarem um problema grave, sabemos que pode ser bem desagradável lidar com este tipo de inseto.
Pensando nisso, reunimos dicas e receitinhas caseiras que vão manter as formigas longe das suas plantas. Confira:
O que a presença de formigas indica?
Se você notar que sua planta ou seu jardim está atraindo uma quantidade significativa de formigas, fique atento: elas indicam a presença de pulgões e cochonilhas, e estes, sim, podem prejudicar a sua planta.
Neste caso, procure produtos específicos para lidar com este tipo de rega. Remédios contra estas espécies são facilmente encontrados em lojas de produtos agrícolas. Lembre-se: as dicas a seguir ajudam a prevenir e espantar apenas as formigas, ok?
Como eliminar as formigas
A maneira mais prática é usar borra de café, que é um resíduo que praticamente toda casa produz. Além de ser orgânico e evitar a produção de mais lixo, a borra espanta as formigas e também fortalece as plantas por meio do enriquecimento do substrato.
Recomenda-se também o uso do vinagre dissolvido em água. Para fazer a receita caseira, misture o vinagre e a água em proporções iguais e borrife a solução tanto na planta quanto no substrato.
E como evitar formigas?
A boa notícia é que existem jeitos bem naturais de prevenir o surgimento de formigas! Em canteiros, jardins e áreas maiores você pode simplesmente plantar espécies como hortelã e salsa. Isso funciona porque o cheiro destas espécies ajuda a repelir os insetos.
Já em vasos maiores, e também nos jardins, recomendação é fazer aplicação de cal ou talco na terra, mas em quantidades controladas para não alterar o PH do solo.
Por fim, se suas plantas estão em ambientes internos, a limpeza com uma mistura de água e detergente biodegradável, quando aplicada também em frestas e outros possíveis abrigos para as formigas, é bastante eficaz na prevenção. A proporção deve ser de 1/1, ou seja, quantidades iguais.
O que não deve ser usado para lidar com o problema?
Acredito que o mais importante é evitar produtos que não são destinados para o uso em plantas, principalmente naquelas que servem para consumo, como temperos.
Existe uma gama de produtos que são próprios para plantas e jardins, e que evitam a contaminação da terra e das nossas plantinhas. Se as dicas caseiras não funcionarem, é melhor procurar por produtos destinados ao uso em plantas para não correr o risco de perdê-las.