As samambaias são plantas extremamente verdes que lembram florestas tropicais , e se adaptam a qualquer ambiente desde que seguidos os cuidados mínimos necessários. Os vasos mais indicados para o cultivo são os de médio e grande porte feitos de cerâmica, porém o cultivo em vasos de plástico também vinga. São plantas muito utilizadas para a decoração de ambientes.
Geralmente as samambaias são de cultivo a meia sobra, pois estas plantas não gostam de sol forte, o ideal é manter o vaso da planta em locais que peguem apenas o sol da manhã e protegido do vento, pois elas são muito sensíveis. Elas são cultivadas em um solo levemente úmido, rico em matéria orgânica, onde a mistura ideal é o composto de 1 parte de terra vegetal, 1 parte de terra comum de jardim e 1 parte de húmus de minhoca
No caso de samambaias cultivadas em vasos suspensos, é necessário prestar a atenção na altura do vaso para que a superfície da planta receba sempre uma boa iluminação, pois sem a iluminação adequada, estas plantas tornam-se frágeis e podem morrer.
Existem diversos tipos de samambaia como, por exemplo, a samambaia de metro, a avenca, a samambaia azul ou amazônica, a pluma, a samambaia cifre-de-veado, a paulistinha, a samambaia prata, a renda-portuguesa, asplênio, a samambaia trepadeira, a samambaiaçús e a cavalinha.
A mistura de solo básica para o cultivo das samambaias deve ser composta por 1 parte de terra vegetal, 1 parte de terra comum de jardim e 1 parte de húmus de minhoca. O solo precisa estar sempre úmido, mas com boa drenagem para evitar encharcamentos. As adubações regulares são recomendadas. Existem no mercado, fertilizantes indicados para o uso específico em samambaias. Aplique seguindo as instruções da embalagem ou do fornecedor.
O mais recomendado é criar samambaias em vasos de fibra de coco, próprio para o cultivo da espécie, e regá-la com frequência, pois são plantas que consomem muita água devido ao seu metabolismo.
Quanto às regas, o ideal é fazer de duas a três vezes por semana, aumentando a quantidade no verão, pois as samambaias precisam mais água no calor do que no inverno. Molhe o vaso de xaxim por igual, sempre tomando cuidado para não encharcar, o que causaria o apodrecimento da raiz. Nunca deixe o xaxim totalmente seco. E para agradar as Samambaias chuvisque água sobre suas folhas, elas adoram.
Sobre as podas, fique atenta às folhas amarelas, pode-as para abrir espaço a novas brotações. As mudas da extensão do rizoma, que é o caule subterrâneo, devem ser podadas, a fim de evitar o seu crescimento demasiado. Especificamente para as Samambaias renda-portuguesa e a samambaia-de-metro, deve-se podá-las por inteiro no período que antecede o inverno, pois estas plantas tendem a sofrer queimaduras com o frio do inverno, mas fique calma porque com a chegada do calor as plantas brotam novamente.
O adubo só deve ser utilizado um mês após a mudança da planta para o vaso definitivo, a fim de evitar problemas e doenças nas raízes. A adubação deve ser feita com 2 colheres de sopa cheias de torta de mamona e farinha de osso, e deve-se repetir o processo a cada 40 dias.
Quanto às pragas, é comum aparecer nas folhas, estas pragas podem comer a folha por inteiro e vir a matar a planta, desta forma pulverize as folhas com calda de fumo e corte as folhas afetadas para evitar que a doença espalhe. E por fim, para acabar com as pragas por completo, pulverize inseticida.
Por fim, trate as plantas com muito amor e carinho, elas reconhecem e certamente crescerão mais rápido e mais saudáveis.
Tuesday, 2. October 2012
acabei de te conhecer pelo fb e adorei teu blog…..