Ao cultivar plantas em vaso use os vasos menores para as plantas que gostam de sombra, e os vasos maiores para as plantas que gostam de sol. Ao colocar a terra deve ter atenção para deixar um espaço, cerca de 2 cm do limite da borda para quando for regar, a água não sair para fora. Em relação à drenagem da água, deverá ter o cuidado de verificar se todos os vasos contêm furos no fundo para a água escoar. Antes de colocar a terra no vaso, adicione primeiro cacos de cerâmica, brita ou argila expandida, de modo a que só a água seja escoada e não a terra. Assim a planta não irá perder os nutrientes da terra.
O tipo de vaso mais aconselhado para o crescimento das suas plantas de exterior e flores de jardim são os vasos feitos de barro e cerâmica. Estes vasos deixam a terra respirar melhor e dão um ar mais natural ao seu jardim ou terraço. Pode escolher uma grande variedade de plantas para pôr em vasos. Existem arbustos, flores, plantas pendentes e até mesmo pequenas árvores. Também fica muito bonito misturar plantas e flores diferentes num só vaso.
Na imagem acima mostra um exemplo de uma mistura de flores e folhagens de outra espécie. Para uma melhor decoração do seu jardim use vasos ornamentais e decorativos.
Verifique regularmente se as flores e as plantas estão livres de pragas e elimine as folhas e galhos secos. Quando estiver na altura faça a poda e adube as suas plantas em vaso, respeitando sempre as quantidades indicadas para casa espécie de planta.