Descuidou-se e deixou queimar as suas plantas? Pode ser que ainda as consiga salvar.
Descuidou-se e deixou queimar as suas plantas? Pode ser que ainda as consiga salvar!
Se você descuidar, sobretudo com a rega, as plantas podem sofrer insolação e ficar desidratadas, apresentando um aspecto feio e desolador.
Mas nem tudo pode estar perdido!
Caso ainda não seja demasiado tarde, pode recuperar as plantas seguindo estes conselhos:
- A primeira coisa a fazer é cortar todas as partes que secaram. (folhas ou flores que estiverem murchas).
- Comece pelas zonas exteriores e vá avançando para o interior da planta.
- Em seguida, coloque em água os vasos ou jardineiras até que o torrão de raízes fique completamente empapado. Utilize bacias grandes cheias de água.
- Deixe escorrer o excesso de água e coloque por cima do substrato uma capa de gravilha ou pedaços de barro para reduzir a evaporação.
- Para terminar, coloque as plantas afetadas á sombra e longe de correntes de ar. Umas horas depois, borrife água sobre a folhagem, mas sem molhar as flores.
Outros conselhos:
* Para evitar que as plantas passem sede, instale um sistema de rega automática para o Verão, sobretudo se for se ausentar por várias semanas. Se o programador é elétrico, assegure-se que também funciona a bateria. Assim, pode ficar descansado em caso de falta de corrente elétrica por que não deixará de funcionar.
* As suas plantas têm que recuperar de um trauma muito forte. Por isso, não as adube de imediato. Só quando começarem a dar sinais de que estão brotando de novo, pode administrar fertilizante químico para que ganhem força.
* Se não pode mudar uma planta de lugar para que esta recupere, recorra a métodos de sombreamento, por exemplo, colocar um toldo ou uma rede sobre a planta. Uma capa de cobertura na base das plantas mais sensíveis também ajuda a reter mais tempo a umidade das regas.