Ter belas plantas em sua casa ou no seu jardim é a melhor maneira de mostrar seu amor pela natureza. Se a saúde de suas plantas está fazendo você questionar suas habilidades como jardineiro, não se desespere.
Da mesma maneira que as pessoas, as plantas exigem certas condições para crescer de maneira saudável. A falta de luz natural (ou seu excesso), a falta ou o excesso de água e os insetos são algumas coisas simples que podem fazer uma planta com aparência apática transformar-se em uma bela espécime.
Veja abaixo alguns motivos que evitam o crescimento das suas plantas.
Pestes: insetos podem causar danos enormes, mesmo sendo tão pequenos. Você pode encontrar insetos vivendo nas folhas e pode até ver buraquinhos que são evidência de um almoço delicioso. Experimente borrifar inseticidas em suas plantas afetadas, recomenda o Spring River Nurseries.
Água: Normalmente fica bem óbvio quando sua planta não está recebendo água suficiente, mas também é possível exagerar na dose. Folhas amareladas e ressecadas são sinais de excesso de água. Tente refazer o plantio no solo e aprimorar o sistema de drenagem, sem esquecer de pegar leve na hora de regar.
Luz do Sol: Se uma planta estiver meio molenga e cansada, pode ser que precise de mais luz do Sol. O Sol ajuda a planta a produzir o alimento que precisa para crescer. Certifique-se de que sua planta está recebendo luz suficiente movendo-a para um local mais iluminado.
Além da água e da luz do Sol, a planta pode precisar de um reforço de minerais para recuperar o visual de suas folhas. Entre as deficiências mais comuns, estão o potássio, o zinco, o nitrogênio e o ferro. Tons amarelados ou descoloridos no contorno das folhas são sinais da falta de um ou mais minerais.
As plantas precisam de uma combinação de micro e macro-nutrientes para crescer. Estes nutrientes são essenciais para o crescimento saudável das plantas. Macro-nutrientes como o cálcio, o enxofre, o magnésio e o nitrogênio podem ser encontrados no limão e/ou em compostos naturais.
As plantas exigem micro-nutrientes como o boro, o cobre, o ferro, o cloro e o zinco para crescer, mas em menor quantidade. Adicione um pouco de recortes de grama para que as plantas possam produzir micro-nutrientes suficientes.
Monitore as plantas para identificar pequenas mudanças, assim você poderá ajustar a quantidade de água, de luz e de nutrientes logo que perceber algum problema.