Os cogumelos contêm muitas propriedades que beneficiam o ser humano e o meio ambiente. A partir dos cogumelos são elaborados antibióticos, eles são os responsáveis pela decomposição da matéria orgânica e também são utilizados de várias formas na alimentação. Aprenda a colher corretamente os cogumelos que podem ir para o seu prato.
Passos:
1 - Utilize um cesto de vime para colher os cogumelos. Não use sacos plásticos porque a umidade favorece o apodrecimento.
2 – Antes de colher os cogumelos, confirme se eles não são tóxicos. Todas as características dele precisam coincidir com as de uma das espécies comestíveis.
3 – Não colha cogumelos se você tiver alguma dúvida, por menor que seja, sobre se ele é comestível ou tóxico.
4 – Não colha cogumelos que não estejam em perfeitas condições, mesmo que a espécie seja comestível. O consumo de cogumelos passados do ponto pode provocar indigestão.
5 – Corte a base do talo do cogumelo com um canivete ou uma faca bem afiada, para que nesse mesmo lugar possa crescer outro cogumelo. Isso não será possível se você arrancar o cogumelo inteiro com a mão.
6 – Se a pele do chapéu estiver viscosa, esfregue um pano úmido para retirá-la. Ela possui propriedades laxantes.
7 – Você pode conservar os cogumelos em azeite ou vinagre. Não é recomendável congelar os cogumelos.
8 – A forma mais segura de conservar os cogumelos é cortá-los em lâminas e deixá-los secar na sombra em um lugar seco e bem arejado.
Importante:
Existem muitas teorias genéricas que indicam como diferenciar os cogumelos venenosos dos comestíveis, mas nenhuma delas é infalível.