Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Cattleya tigrina

As Catléias estão entre as mais bonitas e populares orquídeas, sendo por este, entre outros motivos, as preferidas para a produção de híbridos comerciais da moda, normalmente com orquídeas do gênero Laelia, Brassavola e Brassia, amplamente disponíveis no mercado. Suas flores são bastante grandes e vistosas e surgem durante a primavera ou outono. São rizomatosas e possuem um pseudobulbo alongado e bastante intumescido, com uma ou duas folhas também rígidas e intumescidas. As Catléias se diferenciam das Laelias por apresentarem 4 políneas *, enquanto as segundas apresentam 8 políneas.

Ao adquirir uma Catléia florida, mantenha-a dentro de casa, próxima a uma janela bem iluminada. Regue-a sempre que o substrato secar. Suas flores são muito duráveis se cuidadas desta maneira. Quando a flor murchar e secar, remova-a, juntamente com a haste floral, cortando com uma tesoura esterilizada. A partir deste momento você poderá replantá-la caso necessário.

As Catléias são em sua maioria epífitas, isto é, desenvolvem-se sobre o tronco das árvores. Por este motivo você pode cultivá-las sobre as árvores, inicialmente amarradas com barbantes ou sisal. Podem ser cultivadas em vasos também, preferencialmente de barro, madeira ou cerâmica, bem forrados com pedriscos para uma perfeita drenagem. O susbtrato pode ser composto de uma mistura de cascas de árvores, carvão vegetal, cascas e fibras de côco, entre outros materiais próprios para epífitas. Não enterre o rizoma (caule paralelo ao solo), ele deverá ficar sobre o substrato. Devem ser cultivadas à meia-sombra, com regas frequentes no verão e reduzidas no inverno.

A Adubação deve ser suave e diluída, preferencialmente orgânica, como torta de mamona e farinha de ossos. Atualmente encontramos adubos próprios para orquídeas, de liberação lenta. Multiplica-se por divisão da planta, preservando pelo menos 3 pseudobulbos para cada muda, com rizoma e raízes. Evite subdividir demais as plantas, sob pena de elas enfraquecerem muito. Comercialmente pode ser multiplicada por meristema, através de uma avançada tecnologia laboratorial que permite a produção em grande escala de milhares de clones da mesma planta.

(*) Massas cerosas constituída por grãos de pólen e uma substância viscosa e transparente, presente nos estames de algumas flores, principalmente nas orquidáceas e asclepiadáceas.

abelinha

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



3 Responses

  1. #1
    celia calcanhoto 
    Tuesday, 28. December 2010

    Bom dia,

    Não há o que comentar sobre o site, senão dizer: LINDÍSSIMO.

    Confesso que passo bons momentos lendo, relendo visualizando cada flor e, emocionada pela música de fundo (inspiradora).

    Muito obrigada por este ponto de encontro tão especial.

    E, se puder gostaria de saber o nome da música.

    ABRAÇOS E UM ANO NOVO REPLETO DE MUITA PAZ.

    celia

  2. Olá! Sempre acesso o site mas nunca comentei.. Tenho uma dúvida quanto a planta Lágrima de Cristo (as branquinhas). Minha mãe comprou uma em dezembro e na época ela estava florida, mas agora as florzinhas já estão nascendo abertas, sem aquela parte vermelha.. até as pequenas já estão assim.. o que posso fazer?
    Parabéns pelo site, é mto informativo :)

  3. #3
    Victor Baez 
    Saturday, 8. January 2011

    Onde posso achar mudas de faia e de ulmeiro para criar árvores grandes (não bonsai)?
    Muito agradecido.