Em botânica, as plantas são divididas em gimnospermas e angiospermas. As gimnospermas são plantas que apresentam sementes nuas, isto é, não são formadas por ovários e portanto não formam frutos. São os pinheiros, ciprestes, araucária, plantas que evolutivamente são inferiores.
As Angiospermas, tem suas sementes envoltas de ovário e assim formam frutos. As angiospermas, por sua vez, são divididas em duas classes, as monocotiledôneas e as dicotiledôneas. As monocotiledôneas, (capins, gramíneas), como o nome diz, tem apenas um cotilédone e suas flores tem três sépalas, três pétalas e três estames. Já as dicotiledôneas (feijão, manga, abacate, palmito e muitas outras conhecidas), o embrião tem dois cotilédones, e suas flores tem cinco sépalas, cinco pétalas e cinco estames.
As mono e dicotiledôneas agrupam famílias botânicas. Cada família engloba gêneros, e em cada gênero existe um certo número de espécies.
O nome científico de cada planta é composto pelo gênero e a espécie.Primeiro vem escrito o gênero com a primeira letra maiúscula e depois a espécie, em letra minúscula, ambos em latim, grifados ou em itálico.
O nome científico da planta é utilizado em todo o mundo, independente da língua, diferente do nome popular que varia de região para região (até num mesmo país). É muito importante identificar as plantas pelo nome científico para que não ocorram confusões.
Por exemplo:
Família: Convavulaceae
Gênero: Ipomea
Espécie: Ipomea alba
Nome Popular: Dama-da-noite ou Boa –noite
Existe uma outra planta, conhecida popularmente como Boa-noite que é tóxica quando ingerida (Catharanthus roseus), por isso é muito perigoso.
Algumas Famílias Importantes:
Bignoniaceae: São plantas tropicais, especialmente da América do Sul, como os ipês (amarelo, rosa, roxo), o crajirú, a cuia.
Compositae: Das espécies ornamentais é uma das famílias mais importantes. Ocorre em todo o mundo, menos na Antártida. Apresenta ervas, arbustos, trepadeiras e árvores. As flores são agrupadas em inflorescências, chamadas capítulo e o fruto é do tipo aquênio.
Ex.: crisântemo, dente-de-leão, margarida, estévia, girassol, alcachofra, calêndula, artemísia, camomila, carqueja, losna, macela, chicória.
Convavulaceae: Ocorre nos trópicos e subtrópicos com plantas trepadeiras. É a família da batata-doce, batata-d-purga, dama-da-noite, etc.
Crucíferae: Ocorre em todo o mundo principalmente em regiões temperadas. Apresenta ervas e raramente arbustos. É a família do brócolis, couve-flor, mostarda, mastruz, agrião, etc.
Labiatae: Ocorre no mundo todo, embora seja rara na Nova Zelândia. Apresenta arbustos e ervas, que concentram geralmente óleos aromáticos. É a família da sálvia, hortelã, menta, alecrim, orégano, tomilho, alfavaca, alfazema, melissa, manjericão, patchouli, etc.
Leguminoseae sub-família Caesalpininioideae: Suas espécies são tropicais, compostas de árvores e arbustos. Exemplos: pata-de-vaca, cássia, copaíba, jatobá, etc.
Leguminosae sub-família Mimosoideae: Ocorre na região tropical quente, incluí árvores, arbustos e algumas ervas. Ex.: acácia, angico, barba-timão, etc.
Leguminosae sub-família Papilionoideae: Suas espécies são encontradas desde as florestas úmidas até a borda dos desertos, com muitas diferentes formas nos mais diversos hábitats. São elas: amburana, olho-de-cabra, eritrina, bico-de-papagaio, angelim, sucupira, eritrina, feijão-guandu, feijão comum,
Liliaceae: É do hemisfério Norte, principalmente do sudeste da Ásia. Em geral são plantas com bulbo, a maioria ornamentais. É a família dos lírios, da tulipa, açucena, babosa, . É também a família do alho, cebola, cebolinha, embora alguns autores considerem estas espécies pertencentes a uma outra família chamada Aliaceae.
Malvaceae: Ocorre em todo o mundo,principalmente na América do Sul. Suas espécies são ervas, arbustos e algumas árvores. As flores são grandes e vistosas. Muitas espécies são cultivadas como ornamentais como os hibiscos e as malvas.
Musácea: É da região tropical úmida. São plantas herbáceas, em geral de grande porte, com tronco semi-lenhoso. Reproduz-se por rizoma. É a família das bananeiras.
Myrtaceae: É tropical e subtropical, ocorrendo principalmente nas Américas e Austrália. Pertencem a esta família o eucalipto, a pitanga, a jabuticaba, a goiaba, a uvaia, o cambucí, o araçá,
Palmae: É tropical, com árvores sempre verdes, em geral com tronco não ramificado. Apresenta flores pequenas polinizadas por insetos e aves. É a família das palmeiras (palmito juçara, açaí, palmeira-real, etc.)
Rosaceae: Ocorre no mundo todo e muitas das suas espécies apresentam frutos comestíveis como a maça, a pêra, o pêssego, a ameixa, a amêndoa, morango, etc. É a família das rosas.
Rubiaceae: Está presente em todo o mundo, principalmente nos trópicos e regiões quentes. São árvores, arbustos, cipós e poucas ervas. café, quina, jenipapo, são algumas espécies desta família.
Rutácea: Está distribuída nas regiões tropical e temperada quente, e dela fazem parte arbustos, árvores e ervas, todas aromáticas como a arruda, a laranja, o limão, o jaborandi, entre outras.
Umbelliferae: Ocorre em todo o mundo, e tem o centro de dispersão na região temperada do Hemisfério Norte. As flores são pequenas, polinizadas por abelhas e suas plantas aromáticas em sua maioria. Pertencem a esta família o coentro, a erva-doce, a salsinha, o cardo, etc.