Plantar, para muitos, é uma verdadeira terapia. O contato direto com a natureza ajuda em vários aspectos da vida, até mesmo na recuperação de doenças. Além disso, flores e plantas dão um toque a mais ao ambiente e servem também como lindos presentes.
O método para cultivo de flores no jardim é diferente do que é feito no vaso, mas muitos desconhecem isso.
Por meio de alguns passos simples, é possível plantar nesses recipientes sem dificuldades e conseguir belos resultados. Aprenda como plantar em vasos de flores a seguir.
O primeiro passo é a escolha da planta
Para plantar em vasos de flores é fundamental optar por uma espécie que se adapte bem a esse tipo de plantio.
As suculentas são as mais indicadas, pois armazenam água em suas folhas, raízes e caules, dispensando regas constantes. Há também muitas flores que podem ser cultivadas em vasos, como o gerânio, a petúnia, a lobélia, o amor-perfeito e a prímula.
Escolha o vaso ideal
Há diversos modelos disponíveis para jardinagem, e os principais são feitos de plástico, cerâmica, barro, fibra, amianto e cimento.
Veja as características e cuidados necessários para cada um.
Plástico e fibra de vidro – As principais vantagens do plástico são a leveza e o preço baixo, enquanto os de fibra são mais bonitos e duráveis. Ambos quase não possuem porosidade, por isso, precisam de um bom sistema de drenagem.
Cerâmica ou barro – As vasilhas desses materiais são as mais comuns e apropriadas para a maioria das plantas. Por serem bem porosas, conferem ótima ventilação e drenagem de água. Como há um maior escoamento, as regas têm que ser mais frequentes.
Amianto ou cimento – Esses dois materiais contam com pouca porosidade, necessitando de uma boa camada de material de drenagem, como cacos de telha, seixos e argila, e de uma irrigação menos frequente.
Cuidados com a adubação – Não adube os vegetais assim que forem comprados – espere pelo menos duas semanas para isso. Faça a fertilização criteriosamente uma vez por mês e intensifique-a na primavera e no verão.
Faça a drenagem nos vasilhames – Todos os vasilhames devem ter furos no fundo. Para que a planta se desenvolva de maneira eficaz, crie uma camada de drenagem sobre essas aberturas com argila, seixo, cacos de telha ou pedregulho, o que irá facilitar o escoamento do excesso de água e impedir que a terra vá para o fundo do vaso.
Outra ação importante é colocar um pedaço de manta geotêxtil (também chamada de manta de bidim) sobre essa camada antes de inserir a terra.
Comece a plantar em vasos de flores
Depois da adubagem e da drenagem, ponha terra até metade da vasilha e então deposite a planta. Assegure-se de que as raízes estão bem colocadas e não hesite em podá-las um pouco caso estejam muito grandes.
Com o vegetal reto, vá introduzindo mais terra (o ideal é que fique a 1 cm da borda), dando leves socos para assentar. Para finalizar o plantio, aperte toda a terra em volta da planta a fim de deixá-la bem firme e regue-a para completar o assentamento.
Viu como plantar em vasos de flores é mais simples do que parece? Seguindo todas as recomendações, suas flores ficarão ainda mais belas e saudáveis. Além disso, elas dão um toque muito especial ao jardim e em diversos ambientes internos.