As plantas são capazes de enriquecer o visual interno das casas, deixando os ambientes mais bonitos e aconchegantes. Ao escolher a espécie ideal, o morador precisa levar em conta as condições de sobrevivência da planta para que ela se mantenha sempre saudável, como umidade, luz e adubo.
As plantas criadas dentro de casa contribuem com a decoração, inserindo elementos da natureza na rotina dos moradores. O paisagismo pode transformar a aparência de diversos ambientes em casa, como sala, quarto, hall de entrada, banheiro e até mesmo cozinha. Ainda se tratando de espaços fechados, as plantas podem ser usadas como ornamentos em escritórios e salas de recepção.
Cuidados para escolher as plantas
É necessário tomar alguns cuidados para não escolher uma espécie inadequada, por isso leve em conta os prós e contras de cada planta. Independente se for folhagem, vasos de flores ou pequenos arbustos, as plantas inovam os ambientes, aumentando a sensação de frescor e, muitas vezes, inserindo um perfume agradável.
Pesquisas apontam que as áreas internas decoradas com plantas são mais receptivas e confortáveis, o que acaba aumentando o bem-estar das pessoas.
No entanto, é importante evitar as espécies que possuem perfume muito forte em ambientes fechados, caso contrário pode causar enjôos nos moradores. Colocar uma espécie de flor muito perfumada na cozinha ou no quarto é uma medida comprometedora, afinal, a área de gastronomia não combina com uma fragrância concentrada e o cômodo marcado pela intimidade pode ficar com um cheiro enjoativo ou mesmo desconfortável.
Ao escolher a planta ideal para interiores, procure evitar espécies com raízes agressivas. Quem possui crianças e animais de estimação em casa também deve ter o cuidado para não optar por plantas venenosas ou com muitos espinhos.
Para que o cultivo em ambientes fechados possa dar certo, é importante deixar a planta próximo à fonte de claridade natural, como é o caso da janela. No caso da ornamentação do banheiro, vale inserir uma espécie mais resistente no cômodo, capaz de superar as condições desfavoráveis de muita umidade e pouca ventilação.
Sugestões de plantas
Confira a seguir uma seleção de espécies de plantas que podem ser cultivadas em ambientes internos:
Licuala (Licuala grandis): um tipo de palmeira que se adapta facilmente ao ambiente doméstico.
Pau d’água (Dracena reflexa): arbusto charmoso e sofisticado, perfeito para decorar escritórios
Rosa-de-pedra (Echeveria elegans): um arranjo rústico e que não requer tantas regas.
Cactos: são bonitos, robustos e práticos. Não necessitam de tanta umidade e representam a solução de paisagismo para quem não tem tempo de cuidar das plantas diariamente.
Pleomele (Dracena reflexa): é frequentemente usada em ambientes fechados por causa da sua beleza e facilidade para se adaptar a áreas com pouca luz.
Lança-de-são-jorge (Sansevieria cylindrica): a planta se diferencia das outras por causa da resistência e contribui com o efeito ornamental.
Thursday, 22. November 2012
Oi, muito boas as dicas
minha sugerencia é que coloquem tambem os nombres cientificos das plantas porque por exemplo eu sou argentina é nao estou familiariçada com os nomes comuns das plantas no brasil.
obrigada. sld