O frio, mais conhecido pela geada, pode afetar as plantas e o cultivo. O tecido vegetal pode aguentar as temperaturas baixas geralmente até aos 0ºC, variando este limite com as espécies e outros fatores como a pluviosidade e o vento. Ao ultrapassar este limite, a água nas plantas congela que por sua vez destrói as suas células. Em casos mais graves, pode inclusivamente matar a planta.
No Brasil, o Inverno nas regiões Sul e Sudeste escondem uma fonte de preocupação para quem vive da agricultura: a ocorrência de geada. E não são apenas os grandes produtores que devem se preocupar com ela; quem cuida de um jardim ao ar livre deve cuidar com carinho para que ele não pereça. Primeiro vamos explicar brevemente o que é geada.
A geada é a condensação do vapor d’água presente na atmosfera. Esta condensação acontece geralmente quando a temperatura noturna cai significativamente, os ventos cessam, o céu fica sem nuvens e a umidade relativa do ar fica baixa. As condições climáticas para que esse fenômeno aconteça estão presentes (salvo quando a Terra está sob influência de acontecimentos climáticos como o El Niño e La Niña) ocorrem entre os meses de Junho a Agosto.
Na geada, o ar frio que se encontra na superfície literalmente cai do céu, num fenômeno chamado advecção. Quando encontra condições geográficas adequadas (planaltos, depressões encontradas em vales e montanhas), este ar frio encontra-se com o calor que naturalmente é irradiado do solo após um dia inteiro de incidência solar, provocando a condensação imediata do ar frio. A severidade da geada depende da temperatura mínima ocorrida.
Por mais que a geada prejudique muito mais quem vive da agricultura, quem gosta de seu jardim deve tomar muito cuidado. Quando forem observadas as condições climáticas acima descritas, os métodos mais adequados e ecologicamente corretos são a aspersão de água durante a queda de temperatura. Isso vale principalmente para quem tem uma horta em casa, pois as folhas das hortaliças são extremamente suscetíveis à geada. Cobrir plantas com plásticos e papéis pode ser de grande valia também.
Não utilize nenhum método de queima para combater a geada. Além de você estar poluindo o meio ambiente, a fumaça não protegerá as plantas porque não é feita de H2O. E não subestime seu jardim; ele é seu e foi você quem cuidou dele com zelo e carinho. Não o abandone e ele o recompensará com flores lindas, folhagens vistosas e alimentos saudáveis (isso é válido para as hortas e herbários).
Para a prevenção da geada existem várias técnicas possíveis. Aqui ficam algumas sugestões gerais para a prevenção da geada:
- Fazer o cultivo em terrenos drenados, que não permitam a acumulação de ar frio;
- Evitar terrenos côncavos, em bacias fluviais ou encostas baixas onde o ar frio facilmente se acumula;
- Remova qualquer vegetação alta/densa logo abaixo do terreno. Se possível, deixe pelo menos 100 metros limpos de vegetação mais alta para que ar frio possa escoar;
- Deixar que a vegetação alta/densa se desenvolva acima da área de cultivo – serve de barreira natural ao ar frio.
Há também alguns truques para combater a geada diretamente:
- A água pode ajudar a isolar as plantas do frio. Ao pulverizar o ar à volta das plantas, este enche-se de partículas de água que por sua vez podem manter a temperatura ligeiramente mais elevada. Muitos cultivos comerciais utilizam esta técnica.
- Encha jarros de plástico com água e distribua-os na zona que quer proteger do frio. Durante o dia a água irá absorver o calor do sol, e durante a noite, este mesmo calor será liberto mantendo a temperatura mais elevada à volta das plantas.
Uma boa solução para o tratamento de plantas. Plantas já afetadas pela geada podem ser lavadas com uma solução de Rescue Remedy e água.
Finalmente, é também importante manter o solo o mais limpo possível para que o sol de Inverno o possa aquecer durante o dia, e assim não deixar que o mesmo esfrie tanto durante a noite. Se as plantas estiverem bem tratadas e adubadas, poderão resistir mais facilmente à geada. Verifique que o adubo é especialmente rico em potássio.