As verbenas tiveram origem na América do Sul e são conhecidas popularmente pelo nome “camaradinha”. Fazem parte da família Verbenaceae e as duas espécies mais conhecidas são: a Verbena hybrida e a Verbena officinalis.
Estas plantas têm ciclo de vida perene e alcançam até trinta centímetros de altura. Os caules são flexíveis em formato quadrangular com coloração verde arroxeada e as folhas são alternadas entre ovais pontiagudas e serrilhadas com pelos.
As flores são bem pequenas em formato de tubos ficam reunidas nas pontas dos vários ramos. É possível encontrar flores nas cores: lilás, vermelho-escuro, branco, rosa e roxo.
Elas devem ser cultivadas em solo fértil, rico em matéria orgânica e bem drenado. São tolerantes ao frio, mas preferem ficar a pleno sol. Mesmo sendo perenes, as verbenas precisam ser tratadas como bienais (clico que dura dois anos), pois perdem a força vegetativa com o passar do tempo. Devem receber regas regulares, pois não apreciam solos secos.
Uma boa dica é quando as verbenas são plantadas em canteiros, além de o solo ter que ser adubado com frequência, elas precisam de um espaçamento de dez a vinte centímetros de distância.
Florescem praticamente o ano todo e podem ser plantadas em vasos, jardineiras, canteiros ou em maciços (neste último ficam parecendo um denso tapete colorido – se alastram rapidamente cobrindo todo o solo).
Verbenas têm propriedades afrodisíacas, calmantes, digestivas e diuréticas.
Curiosamente esta planta é usada para aromatizar cafés e chás ou como perfume e, também, para ser usada como condimento de alimentos (tempero). Considerada sagrada por muitas culturas a verbena atua na proteção, paz, purificação e ansiedade.
A propagação das verbenas é feita através de sementes ou ramos do caule (mudas). Esta plantinha de ramagem tão delicada que fornece um ar campestre ao jardim ode ser encontrada em floriculturas, floriculturas online e lojas de jardinagem em mudas, canteirinhos ou vasos prontos, arranjos como buquês e, principalmente, em sementes para o plantio próprio.
Monday, 23. January 2012
Olá, TENHO UM CANTEIRO AQUI E JÁ EXPERIMENTEI VÁRIAS ESPÉCIES PARA DESCOBRIR QUAL SE ADPTA MELHOR, POIS COLOQUEI A MINI LANTANA E FEZ O MAIOR SUCESSO!
NÃO CONHECIA ESTA LINDA PLANTA(VERBANA),MAS COMPREI E COLOQUEI AQUI NO MEU CANTEIRO.GOSTEI DAS DICAS E PRETENDO SEGUI-LAS,PORQUE SOU MUITO FÃ DESTE BLOG.SUCESSO!!!!