Diversos fatores fazem com que as plantas fiquem amareladas. Entre estas, as mais freqüentes são:
* excesso de luminosidade (principalmente em plantas de sombra e meia-sombra, como o antúrio)
* pouca luminosidade (principalmente para plantas de sol pleno e meia-sombra)
* excesso de regas (encharcamento) ou falta de drenagem
* correntes de ar ou ar-condicionado
* ar seco (neste caso deve-se pulverizar a planta com água ou aumentar a umidade ambiental)
* excesso ou carência de adubação
* frio (principalmente para plantas tropicais como o antúrio)
* mudanças de lugar
* adubação orgânica sem compostagem (utilização de restos de alimentos ou estercos, sem curtir)
* doenças e pragas
Quando você comprou a planta, ela provavelmente estava “estressada” por ter ficado na prateleira, sem luz, regas ou adubos adequados. Ela não teve tempo de se recuperar e foi dividida. Suas raízes, cortadas, ficaram expostas a uma enorme variedade de doenças. Não obstante, ela entrou em contato com cascas de cenoura e beterraba, que certamente estão apodrecendo e queimando suas raízes já fragilizadas.
Ainda assim, o antúrio é uma planta muito forte e você comprou um bom substrato, e é possível que ela esteja sob pouca ou excessiva iluminação. Verifique também as regas e a drenagem do vaso e remova as cascas se possível. Para se certificar de que as regas estão corretas, verifique a terra que fica na superfície do vaso, se ela estiver seca é porque está na hora de regar novamente. Não há regularidade, pois o tempo que ela demora pra secar depende de vários fatores, como calor, umidade do ar, etc.
O antúrio é uma planta que aprecia a umidade do ar, pulverizações diárias são muito úteis em locais demasiadamente secos. A luz que incide sobre a planta deve ser abundante sem no entanto ser direta, proteja o antúrio do sol. Não adube a planta enquanto ela não se recuperar. Divida a planta apenas quando ela estiver saudável e remova as flores.