Saber como cultivar petúnias pode dar ao seu jardim brilhantes flores que se abrem da primavera até o inverno. Encontrada em uma larga variedade de cores, as petúnias são adequadas para cultivar em canteiros, cercados, jardineiras em janelas e outros vasos. As variedades em cascata ficam especialmente bem em vasos suspenso.
Mas, o que realmente enriquece a natureza das Petúnias é o fato de elas passarem pela chamada hibridação natural, ou seja, contrariando as leis da natureza uma mesma espécie é capaz de gerar através do cruzamento de suas características um ser totalmente novo e híbrido. Assim você pode ter petúnias de cores totalmente diferentes num único vaso.
Escolha o tipo de petúnia
Embora haja centenas de nomes de petúnias, elas tendem a cair dentro de quatro categorias básicas, as quais são determinadas pelo tamanho da flor e hábito de crescimento.
Alguns desses tipos de petúnias funcionam melhor quando cultivadas em vasos, enquanto outras são mais adequadas para jardim.
* Grandiflora tem as maiores flores e é, geralmente, o tipo de petúnia mais usada. Algumas têm flores únicas enquanto outras são duplas e estão disponíveis tanto em variedades altas quanto de cascata;
* Multiflora tem flores menores, mas tem muitas flores e fornece grandes explosões de cores;
* Milliflora cresce perto do chão e tem flores pequenas. Ela é fácil de controlar e por isso funciona bem como flor de cercado;
* Hedgiflora é o grupo que cobre as petúnias que se espalham e que vão até o chão, a partir das jardineiras de janela, e cobrem grandes áreas rapidamente. Esse tipo precisará de rega mais frequente.
Selecione suas petúnias
Depois de ter escolhido o tipo de petúnia que quer, você precisará escolher as petúnias em si.
Há algumas coisas que você deve procurar para saber qual a melhor planta para jardim.
* Escolha petúnias para jardim que sejam compactas (não as altas e longilíneas), porque essas se desenvolverão melhor.
Escolha o local correto para plantá-las
Todos os tipos de petúnias precisam de pelo menos cinco ou seis horas de sol direto por dia, embora elas possam tolerar um pouco de sombra.
O solo precisa ser bem drenado, embora ele não tenha que ser particularmente rico em nutrientes.
* Petúnias funcionam bem em vasos, assim como plantadas em jardim. No entanto, se for plantá-las em um vaso, você deverá se certificar de usar uma mistura com pouco solo (uma mistura com pouco solo é composta de coisas como turfa, composto de casca de turfa ou fibra de coco, assim como componentes inorgânicos, como areia).
Prepare o solo para o plantio
Assegure-se de cavar o solo para que ele fique bom e fofo (permitindo melhor drenagem). Você deve tanto preparar quanto fertilizar o solo para deixá-lo pronto para as petúnias. Se você estiver plantando no jardim, prepare o solo com matéria orgânica, como turfa seca, composto de folhas ou esterco bem curtido.
Você precisará espalhar a matéria orgânica com cerca de cinco a sete centímetros de espessura.
* Incorpore a matéria orgânica dentro do solo usando um forcado até a profundidade de cerca de 20 a 25 cm. Isso pode ajudar a quebrar um solo muito argiloso, permitindo melhor drenagem da água ou aumentando a habilidade do solo arenoso em segurar nutrientes e umidades;
* Fertilize o solo usando um fertilizante balanceado (como 8-8-8, 10-10-10 ou 12-12-12) no solo do jardim. Você deve misturar a uma taxa aproximada de 1 quilo por 10 metros quadrados.
Quando o ano muda (começo a meio de janeiro) você deve fazer uma aplicação de fertilizante líquido especial para plantas, mais ou menos a cada três semanas (embora, deva ser semanalmente para petúnias que se alastram);
* Agora, se estiver usando uma jardineira de janela ou vaso, você precisará misturar fertilizante de liberação controlada no solo.
Espace as flores corretamente
A maioria das variedades de petúnias requer pelo menos 30 cm entre cada planta em sol direto.
Se você tiver que usar um local mais sombreado, então deixe-as vários centímetros mais próximas umas das outras (cerca de 22 a 25 cm). Há algumas exceções a essa regra para levar em consideração.
* Petúnias Milliflora podem ser colocadas mais perto umas das outras que outros tipos, com cerca de 10 a 15 cm entre elas;
* Petúnias que se alastram, por outro lado, devem realmente ser espaçadas a quase 45 cm.
Plante-as na estação correta
Você deve começar a plantá-las no começo da primavera para ajudá-las a se aclimatizarem à área externa.
Se as estiver plantando no chão, você deve se assegurar de esperar até que passem as friagens (ou você pode cobrí-las a noite para protegê-las da friagem).
* A temperatura do solo deve ser de cerca de 15ºC, mais frio que isso e a petúnia não florescerá;
* Se for muito quente, certifique-se de fornecer um pouco de sombra para as petúnias. Embora elas amem o sol e se desenvolvam com ele, o excesso pode ter um efeito adverso para elas.
Encoraje novos brotos
Dependendo do tipo de petúnia você precisará fazer algumas podas de flores e alguns cortes para encorajar novos brotos e florescência de rebentos laterais. Isso encorajará mais flores.
* Para grandifloras e multifloras, quando elas alcançarem cerca de 15 centímetros de altura, pode-as para encorajar a formação rápida das florescências de rebentos laterais;
* Evite podar as millifloras ou petúnias que se “alastram”;
* Pode as flores delas. Mantenha uma floração constante das suas petúnias durante a estação podando flores murchas. Multifloras não precisarão de podas de flores. Corte um terço da planta se ela se tornar irregular e não florescer bem. Isso encorajará novos brotos e força.
Dê-as a quantidade certa de fertilizante
Você deve se assegurar de que suas petúnias estão saudáveis sem fertilizá-las em excesso.
Se a folhagem da petúnia tem uma aparência saudável e forte, mas ela não estiver florescendo, ou não estiver florescendo bem, você precisa reduzir a quantidade de fertilizante.
* Uma boa ideia é fertilizar sua planta mensalmente, pois isso assegurará um bom crescimento sem fertilizá-la em excesso;
* Cultivos de dupla floração, no entanto, devem ter uma dose de fertilizante quinzenalmente.
Regue-as de forma apropriada
A maioria dos tipos de petúnias é bem flexível a regas. Então uma boa rega cerca de uma vez por semana deve ser o suficiente, a menos que o clima seja incrivelmente seco.
Você deve molhar até uma profundidade aproximada de 15 a 20 centímetros cada vez que as regar.
* As petúnias do tipo que se alastram precisam ser regadas mais frequentemente (mais de uma vez por semana);
* Petúnias em vasos também precisam de mais regas dependendo do tamanho e volume do solo contido. Em geral, petúnias em vasos precisam ser regadas quase que uma vez ao dia;
* Uma boa regra geral é deixar pelo menos 2,5 centímetros do solo superior secar antes de regá-las de novo.
Controle as pragas no seu jardim
Você verá sinais de afídeos e lagartas, pragas que podem destruir suas petúnias.
Você deverá se livrar delas para que suas petúnias continuem se desenvolvendo.
* Se você vir que há afídeos, assegure-se de se livrar deles borrifando as petúnias com um forte jorro de água. Continue fazendo isso até que os afídeos tenham acabado;
* Procure por pequenos pontos pretos e buracos nas folhas e botões que podem indicar que lagartas estejam atrás das suas petúnias. Trate com inseticidas ecológicos.
Regue regularmente
Às vezes as novas flores murcharão antes mesmo que floresçam realmente. Quando isso ocorre é porque você não as está regando regularmente. Deixe o solo secar e regue bem.