As plantas como todos os seres vivos em geral, necessitam de certos cuidados para permanecerem saudáveis, bonitas e vistosas, sejam elas criadas em jardins externos, em vasos ou até mesmo em ambientes internos.
As plantas podem ser cultivadas com vários objetivos, mas os principais são para decoração de um ambiente e aproveitamento dos inúmeros benefícios medicinais que as mais variadas plantas possuem.
Elas trazem ao local onde são cultivadas um novo ar, alegrando e dando um colorido especial, isto é trazem mais vida ao ambiente, além de purificar o ar e ajudar na decoração do local onde são cultivadas. E o cultivo das plantas podem se tornar uma terapia para as pessoas que as cultivam, pois elas exigem uma série de cuidados para que não fiquem doentes, murchas e morram.
Entre esses cuidados a serem tomados estão: regar as plantas, realizar a adubação do solo e controlar a exposição da planta a luz solar, podar a planta, e etc. porém é necessário verificar que cada tipo de planta, exige que os cuidados sejam tomados de forma diferente, por exemplo, existem plantas que precisam ser regadas diariamente, enquanto outras que precisam de menos água, só precisam ser regadas uma vez durante a semana.
Cuidados a serem tomados com as plantas
As plantas possuem uma gama de necessidades básicas que são essenciais para o seu desenvolvimento e por consequência para a sua vida. Cada planta precisa ter cuidados especiais de acordo com as suas características individuais, porém, existe uma série de atividades que precisam ser realizadas de uma maneira geral nas plantas, mudando apenas a intensidade de sua realização de acordo com a espécie.
Segue abaixo alguns cuidados a serem tomados no cultivo das plantas
* Tipo de Planta: é de fundamental importância que você saiba qual é a planta que você está cultivando, pois é através disso, que você conhecerá as características da planta para realizar o tratamento e os cuidados corretos para que a planta fique sempre saudável;
* Local Ideal: é necessário saber se a planta está colocada no local ideal para cultivo, pois existem plantas especificas para serem cultivadas em ambientes fechados, outras que não podem ser cultivadas em jarros, etc.;
* Luminosidade: luz é vida para todos os seres vivos, inclusive para as plantas. Por isso a luminosidade é um dos pontos chaves para o desenvolvimento de uma planta. A planta só irá crescer corretamente, se receber a quantidade luz necessária para a sua espécie. É importante saber que todas as plantas necessitam de luz para realizar a fotossíntese, processo vital para a sua sobrevivência;
* Rega Correta: a rega necessita ser adequada, pois ela é fundamental para a sobrevivência da planta. O excesso ou a falta de água pode causar vários problemas para as plantas, inclusive levar a planta a morrer. Por isso verifique constantemente a umidade da terra onde sua planta está sendo cultivada, e não deixe nem que falte água (pode causar desidratação) e nem que acumule água em excesso, além dos cuidados com o mosquito da dengue, evita que a planta seja sufocada e apodreça;
* Adubação: as plantas precisam de nutrientes para o seu desenvolvimento, e acontece do solo não conseguir fornecer de forma adequada a quantidade de nutrientes que a planta está precisando. Para que o solo recupere ou conserve a sua fertilidade e supra a necessidade de nutrientes das plantas é necessário que se faça a adubação (fornecimento de fertilizantes e adubo) de forma correta;
* Poda: a poda é o corte de partes da planta para que o seu tamanho seja controlado, e além disso, a planta mantenha um aspecto bonito e jovem;
* Temperatura: a temperatura ambiente é fundamental para o desenvolvimento das plantas. Pois a temperatura age diretamente na transpiração e respiração das folhas, assim como, interfere na capacidade de absorção de água pela planta;
* Umidade do Ar: a umidade do ar é a quantidade de vapor de água que existe no ar de determinado ambiente (por isso é chamado também de umidade relativa do ar). Para que as suas plantas continuem sempre bonitas, verdes e exuberantes é importante que você conheça a umidade relativa do ar média do local em que você vive e a planta será cultivada, para ver se a sua planta se adequa as características do ambiente.
Plantas murchas
Quando as pessoas que cultivam plantas, não tomam os devidos cuidados, deixando de lado alguns dos aspectos que foram citados, as plantas podem ficar doentes. Para evitar que isso ocorra é importante que a planta seja observada se possível de maneira diária, assim será fácil notar algum sintoma de doença em sua planta (exemplos: Falta de floração, As folhas estão amareladas, o crescimento da planta está lento, a planta está murcha e etc.).
As plantas que são afetadas pela doença e ficam murchas, tem o inicio de dessa doença pela parte do seu eixo central e os sintomas (as folhas ficam amareladas, secam e caem da planta) vão se espalhando por toda a planta.
Como recuperar plantas murchas
Apesar de serem tomados todos os cuidados, as plantas acabam adoecendo, e quando a sua planta mostrar sinais que algo está errado com o seu desenvolvimento, e ficar murcha, é importante que você tome algumas atitudes para tentar recuperar a saúde, beleza e vigor de sua planta, como:
* Com o auxilio de uma tesoura apropriada para a poda, corte todas as folhas e flores que estiverem murchas, ressecadas ou queimadas. Essa tesoura pode ser adquirida em qualquer loja de artigos para jardinagem ou em floriculturas;
* Faça a limpeza do solo onde a sua planta está sendo cultivada, elimine todos os matos e ervas daninhas que cresceram (elimine os matos e ervas daninhas pela raiz para que não nasçam novamente) e limpe as folhas da planta com um pano ligeiramente úmido;
* Depois de realizar a limpeza das folhas, chega o momento de dar água a planta. Porém não é simplesmente colocar água na planta, o ideal é que seja colocada uma mistura de água com vitaminas para cada tipo de planta, desta maneira a sua planta voltará a ficar bonita e vigorosa com maior velocidade.
Não se esqueça que a água tirada direto da torneira tem alta concentração de cloro, o que pode ser prejudicial para plantas mais sensíveis, por isso, é sugerido que essa mistura seja feita com água filtrada;
* Cuidado com as regas, pois a baixa quantidade de água resulta em plantas murchas e secas, portanto verifique se a planta e o solo não estão secos e providencie a rega com a quantidade de água apropriada;
* Cuidado com o excesso de água, que também pode causar a murcha da planta. Verifique se a o solo não está encharcado, e caso necessite, pare com as regas por um determinado período. Verifique se o solo não está com dificuldades de drenagem;
* Cuidado com a exposição a luz solar, verifique quais são as necessidades da planta cultivada, e caso esteja havendo excessos ou ausência da exposição ao sol, mude a planta de lugar;
* Cuidado com o excesso de calor, pois cada planta tem uma temperatura média ideal. A temperatura elevada causa a murcha de folhas e caules.
Surpreendentemente, é mais comum que as plantas morram devido ao excesso de água do que pela falta dela. A maioria dos jardineiros amadores peca pelo excesso e rega as plantas com muita frequência.
Regar demais enfraquece a planta, porque ela não consegue trocar gases, incluindo oxigênio, ou absorver nutrientes. A boa notícia é que, geralmente, você pode solucionar este problema. Avalie o dano causado em suas plantas e, em seguida, use estes truques para reanimá-las.
Leve sua planta para a sombra. Mesmo plantas que estejam sempre no sol podem ser regadas demais.
Avalie a cor. Se as folhas estiverem verde-claras ou amareladas, isto é um sinal de água em excesso. Se os brotos estiverem marrons, ao invés de verdes, este também é um sinal.
Observe o fundo do vaso. Se ele não tiver furos para drenagem, é bem provável que a planta esteja sofrendo com o excesso de água, já que o líquido permanece no vaso, afogando as raízes. Você precisará de um vaso novo, com um bom sistema de drenagem, para salvá-la.
Observe a cor da terra. Verifique se a terra está esverdeada em algumas partes, isto são algas se desenvolvendo no excesso de água. Você terá que trocar a terra.
Fique atento se a planta estiver murcha e não houver novos brotos. Estes são sinais de que a planta começou a morrer devido ao excesso de água.
Recuperando as plantas após o excesso de água
Mantenha a planta na sombra. Uma planta regada em excesso não conseguirá hidratar suas extremidades superiores. Embora a planta seque de forma mais lenta, a sombra evitará que ela fique muito estressada.
Bata em cada lado do vaso, para soltar as raízes. Puxe gentilmente o topo da terra ou da planta, para retirá-la do vaso.
Deixe a planta fora do vaso por várias horas ou por metade de um dia, antes de replantá-la. Deixe-a sobre uma grade de arame ou um rack de esfriamento, permitindo que o ar seque as raízes por algum tempo. Observe se as raízes estão marrons. Raízes saudáveis devem ser brancas.
Adquira um novo vaso, com furos para drenagem. Coloque um pouco de cascalho no fundo, proporcionando ainda mais espaço para a drenagem.
Retire a terra que contiver algas, tomando cuidado para não danificar as raízes. Coloque esta terra no lixo, para que ela não seja usada novamente.
Observe se qualquer uma das raízes está apodrecendo. Se elas estiverem começando a cheirar mal e a se decompor em um material similar ao composto orgânico, você precisará podá-las antes de replantar. Pode apenas as partes que estiverem definitivamente doentes e/ou apodrecendo.
Coloque a planta no vaso novo e preencha as áreas ao redor das raízes com terra nova.
Pulverize água nas folhas, se estiver muito quente do lado de fora. Isto irá ajudá-las a obter um pouco de água, sem encharcar o solo.
Aguarde até que a parte superior da terra esteja seca e, em seguida, regue levemente. Coloque um prato debaixo do vaso, para recolher a água em excesso.
Regue apenas quando a superfície da terra estiver seca. Não espere até a terra ficar completamente seca, ou a planta poderá entrar em choque. Sempre teste a superfície da terra antes de regar.
Não adube até que você veja um novo broto na planta. As raízes precisam estar saudáveis para absorverem estes nutrientes. Além disto, o fertilizante poderá queimar as raízes doentes.
Ao regar, adube por duas vezes consecutivas, quando a planta já estiver crescendo novamente. Isto ajudará a fornecer mais nutrientes para a planta, durante a sua recuperação.
Quando a planta tiver se recuperado totalmente, passe a adubá-la a cada sete ou dez regadas.
Se você sempre rega demais suas plantas, compre um medidor de umidade on-line ou em uma loja de jardinagem. Coloque o medidor na terra e ele indicará o nível de umidade do solo. Regue apenas quando ele indicar que é preciso.
Materiais Necessários
* Área à sombra
* Vaso com furos de drenagem
* Terra
* Rack de esfriamento
* Pulverizador de água
* Adubo
* Pequenas tesouras de poda
* Medidor de umidade (opcional)