O bambu-da-sorte é hoje uma das plantas de vaso mais populares em todo o mundo. Conhecida por dar um toque oriental ao ambiente, moldada em formatos inusitados, essa planta na realidade não é de fato um bambu, mas sim uma espécie de Dracena.
Também é conhecida por Dracena-fita, Dracena-sanderiana, Lucky-bamboo. A planta pertence à família Asparagaceae e originam-se da África.
Quando plantado no solo, ele pode crescer até 1,5 m de altura. Existem os de folhas totalmente verdes e os de folhas variegadas (com faixas de cores).
Quando plantado em jardins, ele pode ser utilizado na formação de conjuntos e renques junta a muros. Porém, ele é muito mais utilizado em vasos, tendo sido popularizado pela tradição chinesa do Feng Shui.
Como cuidar
O bambu-da-sorte precisa de boa iluminação para crescer bem, mas não tolera luz solar direta. Folhas amareladas indicam excesso de sol direto. A planta suporta luminosidades baixas, mas podem se tornar muito esticados, com uma aparência não muito boa.
A planta prefere temperaturas intermediárias, e precisa de uma umidade do ar também intermediária (de 30 a 65%).
O bambu-da-sorte é frequentemente cultivado como uma planta hidropônica, sendo deixada na água com alguns nutrientes, junto a algumas pedras decorativas que suportam a planta.
Se plantado em terra, deve-se regar constantemente a planta, de modo a deixar o solo sempre molhado. Mesmo que você vá plantá-lo em solo, é melhor começar na água, até que as raízes se desenvolvam.
Algumas pessoas criam peixes Betta dentro da água do vaso transparente, sendo que suas fezes servem de fertilizante para o bambu. Mas lembre-se: neste caso, não coloque adubos na água, pois isso mataria o peixe.
É uma planta que pode ser modelada, as hastes, á medida que ela cresce, enquanto ela ainda é mole. Isso pode ser feito enrolando arames, puxando, ou mesmo movendo a fonte de luz da planta (pois ela seguirá a luz).
Quando for adquirir um, procure uma planta com folhas verdes e brilhantes. Se as folhas ou os caules estiverem amarelados ou amarronzados, a planta não está saudável.
Como reproduzir: A planta é tradicionalmente multiplicada por estacas de 4 a 8 cm de comprimento. Essas estacas podem ser obtidas simplesmente quebrando o talo em pedaços e deixando-os na água até que enraízem.
O bambu-da-sorte é uma planta doméstica fácil de cuidar e que cresce bem em condições de luz escassa e indireta. Essa planta, que na verdade não é um bambu, mas um tipo de lírio d’água tropical. É uma planta nativa da África e dizem que ela atrai sorte e felicidade para os moradores do local onde ela cresce. Com algumas dicas, o seu bambu-da-sorte vai prosperar e ficar saudável.
Plantando em vasos
Coloque o bambu-da-sorte em um vaso alto de vidro ou em um pote de cerâmica, não use tigelas rasas, ou então o deixe no recipiente em que veio. Um pote transparente é ótimo, se você quiser cultivar a planta de maneira hidropônica com algumas pedras decorativas.
Utilize um vaso de barro comum, se quiser cultivá-la na terra, lembre que a planta precisa estar estabilizada quando atingir a altura máxima. O vaso deve ter pelo menos 30 cm de altura. Se for usar terra no plantio encha o vaso quase até a boca com uma terra rica e certifique-se de que tenha boa drenagem.
Escolha o local certo
O bambu da sorte se dá melhor com a luz do sol brilhante e filtrada; imagine a luz que passa através da copa das árvores em uma floresta. A luz solar direta chamusca as folhas. Quanto à temperatura, mantenha-o longe do ar condicionado e do ventilador. Essa planta prefere a temperatura ambiente entre 15º e 35ºC.
Se quiser controlar a curvatura da planta, use uma caixa com três lados, ou seja, uma caixa com um dos lados cortados. A planta vai se dobrar em direção à luz e, conforme ela for fazendo isso, mude o lado que é atingido pelo sol, para que ela siga a luminosidade.
Como ajudar a planta a crescer
Coloque o bambu da sorte em um local quente que receba luz indireta. Tome conta da quantidade de luz recebida pela planta; em todo caso, pouco é melhor do que muito. Se for sair, desligue o ar condicionado. É melhor para a planta quando está mais quentinho.
À medida que as estações forem mudando, é bom trocar a planta de lugar. Afaste-a das janelas, se não tiver certeza. Ela ainda receberá bastante luz no meio do cômodo.
Troque a água toda semana, se estiver cultivando de maneira hidropônica. Quanto à água a ser usada, essa planta é bem sensível a substâncias químicas, como fluoreto e cloro, então use apenas água da torneira que foi deixada parada por 24 horas (para que as substâncias químicas evaporem). Do contrário, é melhor usar água mineral.
Assim que crescerem as raízes da planta, elas devem ser cobertas por água. Três a oito centímetros de água é o suficiente.
Se for cultivar a planta na terra, regue-a apenas o suficiente para o solo ficar úmido, não encharcado. Mantenha-o assim todos os dias. A planta pode apodrecer se ficar muito molhada. Você também pode borrifar as folhas com água, para mantê-las úmidas e hidratadas. Use água filtrada ou mineral, para evitar os danos causados pelas substâncias químicas.
Encoraje o crescimento de mais raízes aumentando a quantidade de água na qual a planta cresce. Mais raízes significa uma folhagem mais luxuriante; quanto mais em cima do caule a água estiver, mais para cima as raízes crescerão.
Fertilize a planta mais ou menos uma vez por mês. Se estiver usando terra, utilize um fertilizante orgânico mensalmente, para que a planta obtenha nutrientes suficientes (prefira o orgânico, porque o sintético causa apodrecimento).
Se estiver cultivando de maneira hidropônica, use um fertilizante líquido na água. Acrescente-o junto com a água, pois é melhor colocar o fertilizante com a água limpa.
Solução de problemas com o bambu da sorte
Evite as pontas queimadas usando água filtrada ou mineral. As pontas queimadas surgem quando as folhas começam a ressecar e morrer. Isso costuma acontecer quando há substâncias químicas na água. Deixar a água da torneira parada talvez não seja suficiente e você precise usar água mineral, para deixar a planta com aparência saudável.
É difícil se livrar das pontas queimadas quando elas surgem. Mesmo que você troque a água, algumas substâncias químicas podem residir na planta. Você talvez precise esperar um tempo até elas eventualmente sumirem.
Pode a planta
Com o tempo, a maioria dessas plantas fica pesada demais. Por isso, a poda é importantíssima para mantê-la saudável. Não corte o caule principal, apenas os ramos. Pode-os a partir de 2,5 a 5 cm da base. Novos brotos surgirão e a planta ficará mais frondosa e saudável.
Preste atenção na cor das folhas. Se elas estiverem secas e morrendo, esse é um problema ligado à água, como mencionado acima.
* Se elas estiverem amareladas, isso pode ser resultado de luz do sol ou fertilizante em excesso.
* Se elas estiverem marrons, tente deixar o local mais úmido, borrifando a planta com água.
* Se as folhas estiverem moles, a planta talvez não possa mais ser salva. Tire-as imediatamente, troque a água e replante o que sobrar.
Se parte da planta estiver morrendo, talvez você precise cortar fora. Você também pode fazer isso se não estiver gostando do formato que a planta está ganhando. De qualquer modo, não jogue fora os pedaços cortados, pois eles podem virar novas plantas. Novos brotos surgirão da parte de baixo e mais velha da planta e a parte de cima pode ser plantada, para crescer por conta própria.
Se a planta estiver morrendo, livre-se imediatamente das partes apodrecidas. Pegue os caules ou os ramos vivos e replante-os prontamente. Eles podem florescer sozinhos, se você agir rápido.
Dicas
* Fertilizantes feitos especificamente para bambus da sorte costumam estar disponíveis onde essas plantas são vendidas. Acrescente uma gota de fertilizante à água quando for trocá-la, para ajudar o bambu a crescer e ficar saudável.
* A melhor água para essa planta é água mineral fresca, água da chuva ou água filtrada. As substâncias químicas na água da torneira, como o cloro, danificam a planta e fazem com que as folhas e os caules fiquem amarelos.
* Se estiverem crescendo algas no vaso, você só precisa trocar a água. Isso é natural e elas crescem por causa da luz do sol.
Importante
* Não coloque o bambu da sorte no parapeito da janela nem sob luz solar direta. Isso queima a planta, deixando as folhas amarelas e depois marrons.
* Mantenha o bambu da sorte longe do alcance de crianças e animas de estimação; as folhas são tóxicas, caso ingeridas.
* Não exponha o bambu da sorte a temperaturas inferiores a dez graus Celsius. Essa planta tropical precisa de temperaturas mais quentes.