Planta pertencente à família Oleaceae e origina-se do Pacífico. É conhecido também como jasmim-asa-de-anjo ou simplesmente jasmim. É uma planta arbustiva muito apreciada pelo doce perfume de suas flores.
Os seus ramos são longos, ramificados, pendentes e, com o tempo se tornam lenhosos. As inflorescências apresentam botões rosados que se abrem em flores estreladas, brancas e muito perfumadas. Este jasmim pode alcançar 6 m de altura, mas geralmente não ultrapassa 1,5 m, devido às podas. A floração ocorre na primavera e verão.
Por ser uma planta baste rústica e versátil, pode ser utilizada como cerca-viva, arbusto informal e até mesmo como trepadeira, recobrindo pórticos . Sua utilidade dependerá de como será conduzida, em relação ao tutoramento e podas.
Para a obtenção de uma cerca viva, por exemplo, podas de formação devem ser realizadas para estimular seu adensamento, dando a planta uma textura mais compacta.
Caso seja conduzida como trepadeira, necessitará de tutoramento e amarrios para que se fixe ao suporte. Este jasmim também pode ser plantado em vasos e jardineiras, que servirão para adornar a entrada de casas, varandas e sacadas, perfumando o ambiente com seu aroma doce e intenso.
Pessoas mais sensíveis e alérgicas devem evitar o plantio do jasmim próximo às janelas dos quartos.
O jasmim-estrela deve ser cultivado sob sol pleno, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. É capaz de tolerar a salinidade e se adapta a diferentes tipos de solos. Não tolera geadas ou frio intenso, mas pode ser mantido em estufas durante o inverno nas regiões de clima temperado ou frio. Rebrota bem após podas drásticas.
Sua multiplicação é feita por meio de estacas preparadas principalmente no final do inverno e deixadas enraizar em local protegido.