Muitas vezes as plantas costumam ser alvo de todo tipo de maus-tratos: definham por falta ou excesso de água, se espremem em vasos pequenos ou esgotam os nutrientes da terra sem que ninguém se dê conta de seu sofrimento. Isso quando não passam a vida toda confinadas a um saguão escuro, a metros de distância da janela mais próxima.
Em lojas, shoppings e escritórios, plantas geram simpatia. Mas, a despeito da pose de comprometimento ecológico, as empresas que têm vasos de maneira tão ostensiva costumam ser as mesmas que se desfazem deles como se fossem meros objetos. Repare como estão sempre floridas as bromélias das praças de alimentação, como despontam as orquídeas nos consultórios médicos, como brilham as folhagens ao lado dos caixas de supermercado. Seria um sinal e tanto de respeito ao meio ambiente não fosse o fato de essas plantas serem trocadas periodicamente – as antigas vão, sumariamente, para o lixo.
Apesar desse cenário triste, não é preciso muito esforço ou dedicação para ter um pouco de verde em seu apartamento ou firma.
Aqui vão cinco mandamentos da posse responsável de plantas em vaso:
1 – Plantas não são de plástico
Só tenha um vaso em casa se puder suprir as necessidades básicas de água, luz, terra e nutrientes que qualquer ser clorofilado tem.
2 – Plantas não são descartáveis
Não jogue fora os vasos que perderam as flores. Respeite o ciclo e as características de cada espécie e você terá floradas novas no próximo ano (quem sabe até mesmo antes disso).
3 – Plantas não são brinquedos
Faça podas somente quando for necessário, procurando manter o desenho natural da árvore ou do arbusto. Se tiver dúvidas de como podar, consulte um jardineiro antes de cortar os galhos.
4 – Plantas não são enfeites
Não submeta vaso nenhum a um hall completamente escuro ou a um banheiro sem vitrô nem janela só porque fica bonito. Há espécies que se adaptam aos lugares mais incomuns, mas mesmo elas precisam de um mínimo de luz e ventilação
5 – Plantas não são de ferro
Elas pegam doenças e envelhecem. Proteja-as de ventos, mantenha-as livres de pragas e garanta-lhes uma boa aposentadoria. Elas retribuirão com flores, frutos e sombra fresca.
Monday, 19. November 2012
O texto traduz exatamente o que vejo em alguns ambientes, falta um OLHAR para as plantas do jardim, interna…dentro de uma empresa. E em casa também. Parabéns.
Monday, 19. November 2012
Sonia, existem empresas que alugam plantas, os estabelecimento pagam uma fração do que seria o preço de uma planta nova, mensalidade e também uma cota mínima de plantas ( dez a cinquenta vasos ) e o custo mensal é próximo de dez por cento do valor da planta nova.
O locador troca as plantas quando as flores começam a murchar e por isto parecem que as plantas são artificiais ou as flores não murcham. São orquídeas Phaleanopsis e Catlelya , estas nas estufas podem florescer em qualquer época, o floricultor varia luminosidade, temperatura e irrigação.
Eu li sobre estas empresas em uma revista de grande circulação.
Monday, 19. November 2012
Certa vez, num supermercado Carrefour perto de casa, chamei o gerente porque as plantas expostas para venda, estavam murchando por falta de água, até me ofereci para molhá-las caso não tivessem alguem para esse serviço. Imediatamente êle chamou um funcionário para esse serviço e se desculpou…fiquei de olho, mas desse dia em diante as plantas expostas estavam sempre bem tratadas. Mas… infelizmente por orientação superior, jogam fora todas as que não são vendidas no prazo que estipulam e não podem ser doadas. Isso não consegui resolver… nem reclamando….