As plantas de interior são espécies nativas de habitats sombrios e úmidos como bosques e florestas. Para que elas se desenvolvam normalmente dentro de uma casa é necessário criar condições iguais ou às do ambiente natural em que cresceriam. Com estas dicas você saberá como fazer isso:
Passos
1 – Escolha plantas que se adaptem a temperaturas médias de 10º C. Existem várias msa você pode optar por: ficus, azaléia, samambaia, hera, hortênsia, prímulas e plantas aromáticas.
2 – Mantenha sempre o ar sempre renovado. Para que isso aconteça ventile os ambientes da casa onde tiver plantas. Este procedimento é necessário em todas as épocas do ano.
3 – Se ligar o ar-condicionado em cômodos onde há plantas, molhe-as mais, porque o aparelho, tanto de quente como de frio, reduz a umidade do ambiente. Uma boa forma de manter a umidade constante é colocando um prato com água embaixo do vaso da planta.
4 – Se as suas plantas não recebem luz direta do sol, você pode simulá-la colocando lâmpadas grolux. Elas proporcionam o mesmo comprimento de onda que a luz solar, o que permite que as plantas façam a fotossíntese.
5 – Outra maneira de obter uma iluminação eficiente é combinar tubos fluorescentes (luz de dia) com tubos de luz fria.
6 – Regue as folha das plantas para eliminar o pó. É importante fazer isso com freqüência porque, além de deixá-las sem brilho, o pó impede a chegada da luz, diminuindo a capacidade de fotossíntese.
7 – Para saber se as suas plantas estão recebendo iluminação deficiente, observe os seguintes sintomas:a. Clorose: as folhas amarelam e perdem o brilho.b. Orientação: a planta cresce se inclinando em direção à luz ou à claridade.c. Caule fino: o caule vai ficando mais fino, o que enfraquece a planta.