Quando se trata de plantas plantadas em vaso, é preciso levar em consideração fatores como a presença de sol direto, luz artificial ou indireta do sol ou pouca luz (sombra). É preciso avaliar se o ambiente escolhido estará sujeito a intempéries como chuva e ventos ou se estará protegido.
A manutenção das plantas é muito importante. A adubação deve seguir a necessidade específica de cada espécie, aí vai uma dica importante: “a aplicação de óleo mineral nas folhas evita fungos”. A rega não pode ser exagerada, pois as raízes apodrecem. A terra desses vasos não sofre evaporação por não receberem luz e calor direto, então, as plantas devem ser regadas uma ou duas vezes por semana e com pouca água. Verifique colocando o dedo na terra.
A yuca brava, pata de elefante e sansevéria são plantas que precisam de solo seco por um período maior de tempo e isso faz com que regas sejam mais esparsas, entre 10 a 15 dias.
Em relação à conservação dos vasos, os de cimento e barro são impermeabilizados em seu interior e devem ser limpos periodicamente. Os vasos de plástico podem ser limpos normalmente, pois são mais resistentes e duráveis.
Sugestões de vasos e plantas para cada ambiente da casa
- Plantas indicadas para ambientes internos com pouca luminosidade (sombra): Zamioculcas e pacová. Precisam ficar protegidas do sol direto. A rega pode ser feita moderadamente, deixando o solo levemente seco antes da próxima rega.
- Plantas indicadas para ambientes internos com muita luminosidade (meia sombra ou sol): Yuca brava, pata de elefante e sansevéria.
- Hall de entrada: Vaso quadrado branco alto com Cyca.
- Sala de estar: Cachepot de inox com Chamaedora ou Árvore da fortuna e felicidade.
- Sala de jantar: Cachepot de vidro quadrado alto com árvore da fortuna e felicidade.
- Cozinha: Cachepot de madeira com flor de pimenta.
- Quarto: Cachepots de madeira quadrados, em forma de cone, com Zamioculcas ou lírios da paz.
- Banheiro: Cachepot de vidro quadrado alto, com pau de água e revestimento de pedras gress ou casca de pinus.
- Varanda: Cachepot de inox com pleomele variegata.
- Área de serviço: Vaso quadrado alto de cimento, com palmeira Phoênix.
- Escadas: Cachepot de madeira com Zamioculcas.
- Separação de ambientes: Cachepot rústico com Rafhis.
- Decoração de mesa: Cachepots de cerâmica artística com orquídeas.
Dicas de conservação para vasos e plantas
- As plantas Yuca brava, Pata-de-elefante e Sansevéria precisam de solo seco por um período maior de tempo e as regas devem ser feitas com um espaço maior de tempo (10 a 15 dias). No caso da yuca, especificamente, precisa ficar em um ambiente com boa ventilação.
- Faça adubação periódica (seis vezes ao ano) e limpe constantemente as plantas.
- Faça manutenção periódica dos vasos: limpeza, pintura e acabamentos.
- Cachepots de vime, bambu e sisal: cuidado na rega para não molhar o fundo. Coloque sempre um prato de plástico na base do vaso.
- Vasos de cerâmica e cimento: limpe periodicamente com pano úmido para retirar a formação de limo, devido à umidade (esse procedimento é indicado quando o vaso não vem impermeabilizado de fábrica).