Família: Begoniáceas
Origem: Planta nativa de zonas tropicais e subtropicais úmidas como a Ásia do Sudeste, a América do Sul e certas regiões da Índia.
O tipo begônia agrupa mais de 2.000 espécies e variedades que têm cada uma a sua originalidade. Algumas são interessantes por suas flores, outras por suas folhas. Algumas begonias reúnem os dois atrativos. Compreendem igualmente minúsculas plantas a robustas espécies que atingem uma altura de 3 m, contudo todas apresentam folhas assimétricas e alternadas e as novas folhas nascem de estípulas. Podem viver de longos anos, mas algumas variedades recomendam-se renová-las por estacas.
Reúne muitas variedades, com folhagens muito bonitas. A begônia é um gênero enorme, que contém milhares das centenas espécies. É uma planta muito boa para ser colocada em vasos num terraço ou no jardim, mas necessitando de troca anual.
Para vasos usa-se a Begônia sarmentosa, Begônia de folha e Begônia olmo ou prateada.
Para canteiros anuais usa-se a Begônia semperflorens plantadas em canteiros, com época ideal para plantio no mês de abril.
As Begônias para vasos são muito delicadas, plantas tropicais, preferem clima quente (entre 20º e 28º) e não gostam de ventos. As Begônias semperflorens de canteiros preferem um clima mais ameno e não toleram bem as chuvas de verão, pois “melam”.
Para plantar a Begônia é necessário que o local seja bem drenado. Prepare uma mistura de 1/3 de areia, 1/3 de terra comum e 1/3 de húmus e pode-se acrescentar também um pouco de esterco de curral.
Se estiver plantada em vaso, atente para transferir para um vaso maior sempre que a planta crescer muito ou dividi-la em vários vasos (nos pequenos suas raízes vão se entrelaçando umas nas outras bloqueando a passagem de água e nutrientes). Uma hora antes de transplantar regue o vaso para compactar a terra e não prejudicar o torrão.
Semanalmente retire folhas e galhos secos e uma vez por ano, na primavera faça uma poda drástica para incentivar a brotação de novos ramos. Corte sempre acima de uma folha e na diagonal.
Com estes cuidados, você terá Begônias lindas enfeitando seu terraço ou seu jardim.
Begônia-preta – (Begonia ‘Bow-arriola’)
Família das begoniáceas
Origem: América do Norte, México
Porte: herbácea rizomatosa de até 30 cm
Flores: insignificantes
Propagação: por divisão de rizomas
Begônia Metálica – (Begonia aconitifolia)
Nativa do Brasil. Quando plantada no chão cresce atingindo 3 m de altura.
Begônia hirtella
Originária do Havaí, lá é considerada uma erva daninha. Também encontrada na Malasia Peninsular, Índias Ocidentais, Brasil e Peru. No Brasil está ameaçada de extinção.
Família: Begoniaceae
Nome científico: Begonia hirtella Link
Nome popular: Begônia
Habitat: Floresta atlântica e restinga
Ocorrência: Parque Nacional da Tijuca, Serra do Mendanha, Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes.