Nome científico: Schlumbergera truncata
Nome popular: Flor-de-maio, flor-de-seda.
Origem: Brasil.
Características: Herbácea epífita e suculenta cultivada em vasos à meia-sombra ou à sombra. Sua floração é muito ornamental, nas cores róseas, vermelhas, brancas ou amareladas. Deve ser cultivada em terra orgânica e bem drenada. Prefere clima quente e úmido
Propagação: Por estaquia de folhas.
Apesar do nome, elas já começam a aparecer em abril e a floração se estende, às vezes, até julho. São as flores-de-maio, cactácea que encanta pelo formato exótico e cores em tons dégradé.
E em maio chegam as flores. Na verdade, as flores chegam durante o ano inteiro no Brasil, graças ao clima tropical. Mas maio é especial porque com ele chegam aquelas flores exóticas, de cores singulares, que sempre encantam as pessoas.
Dentro dessas espécies estão as flores-de-maio – ou Schlumbergera truncatus O nome científico revela o que pouca gente sabe: a flor-de-maio é uma cactácea, mas não é um cacto como aqueles que nos vêm à memória, altos e cheio de espinhos.
A flor-de-maio surgiu de um cruzamento (entre a variedade Schlumbergera e a espécie Z. truncatus buckleyi) e é nativa do Brasil. Nela, os talos se bifurcam e as flores aparecem nas pontas dos ramos pendentes.
A planta floresce durante vários meses, mas ela recebeu o nome popular porque o ápice da floração acontece mesmo em maio (dizem os floricultores que é o presente favorito para o Dia das Mães). Entretanto, desde meados de abril encontramos à venda vasos com a planta carregada de flores, que têm formato de capuz, com cerca de 7 centímetros e cores que variam do branco ao lilás.
Não é uma planta difícil de ser cultivada. Depois da floração, a flor-de-maio entra em descanso. Nesse período, deve ser mantida com o solo seco, sem adubação: uma rega a cada dez dias é suficiente. É neste período também que deve ser feita a troca de vaso ou a retirada de mudas (basta retirar um ramo e plantar numa mistura de terra bem adubada com areia grossa). Na primavera, inicia-se a adubação e as regas se tornam mais freqüentes, uma ou duas vezes por semana.
Elas gostam de lugares bem iluminados sem sol direto. Só deve ser levada para dentro de casas quando estiver florida – mesmo assim, é bom colocá-la num lugar onde receba luz numa parte do dia
Friday, 17. June 2011
SÔNIA GOSTARIA DE ENCONTRAR SEMENTES OU MUDAS DE FLOR SEDA(FLOR DE MAIO)DE CORES DIFENTES DAS QUE TENHO,PEÇO QUE VC ME DE RETORNO SOBRE INFORMAÇÕES.GRATA DARCI SÃO ROQUE DE MINAS MG
Thursday, 1. November 2012
A minha começou a quebrar, galho a galho, e morreu, apesar de ter todas as características para ser saudável. Não entendi o porquê…A única coisa diferente que fazia era colocá-la para dentro de casa toda noite porque as madrugadas costumavam ser muito frias…
Monday, 11. February 2013
Adoro flor de maio . Ganhei de minha cunhada domingo passado 10/02/13. minha preocupação é que o vaso está pequeno e preciso trocar urgente .Mas ainda não está na época de trocar a flor ,o quê poso fazer?
Monday, 3. June 2013
Olá Sonya.
Também não consigo cultivar esta linda espécie. Procurei neste site a maneira de cuidar dela mas nas “características” no início, diz que ela gosta de clima quente e úmido, de preferência sombra, e no final diz que ela precisa de sol direto. Por favor entre em contato pra me dizer qual é o melhor.
obrigada
soniaaproim@gmail.com
Sunday, 21. July 2013
Ganhei de minha mãe, uma flor de maio q já não estava muito bem ela está com as folhas muchinhas, e q não floresce a um bom tempo não estou conseguindo levantar ela de jeito nenhum .Gostaria de saber se alguém poderia me dar uma dica de como cuidar dela…….