Poucos produtos são tão versáteis dentro de casa como a água oxigenada. Apesar de ser mais conhecida por sua função antisséptica, a substância também é grande aliada na hora da faxina. Mas, para além da limpeza, a água oxigenada também pode te ajudar a cuidar das suas plantas.
A água oxigenada ajuda a deixar as plantas mais saudáveis e resistentes ao estresse e a doenças causadas por fungos. Estudos também mostram que ela auxilia no enraizamento e germinação das sementes.
Colecionadora de suculentas, a botânica conta que utiliza a substância em todas suas espécies, tanto para tratamento quanto para ajudar na recuperação depois do transplante. Orquídeas e demais plantas ornamentais também ganham esse cuidado especial vindo da especialista, mas outros tipos de flores e folhagens também podem receber o tratamento.
Como usar água oxigenada nas plantas
Você pode utilizar o produto para cuidar de suas plantinhas contaminadas por fungos ou para reforçar a saúde das espécies. Mas fique atento: para se obter os resultados esperados, é preciso utilizar a água oxigenada de 10 volumes, em formato líquido (não é a cremosa!).
Utilize uma colher de água oxigenada para cada 250 ml de água. Misture bem, coloque em um borrifador e espirre nas plantas. Se a planta estiver contaminada, utilize nas folhas uma vez por semana, até acabar com o fungo.
Você também pode borrifar no substrato, se as raízes da planta estiverem podres. Ao liberar O2, o peróxido de hidrogênio da água oxigenada mata os microrganismos anaeróbicos, como algumas bactérias e fungos que poderiam causar doenças nas raízes, e ainda estimula o enraizamento.
Caso sua planta esteja saudável, a frequência da aplicação pode cair para uma vez por mês. Além disso, sempre borrife a água oxigenada no finalzinho da tarde, evitando que a planta tome sol na sequência e suas folhas possam ficar queimadas.