A Petúnia é uma planta originária da África d0 Sul. É uma planta bastante popular, que apresenta uma diversidade de cores e tipos. No Brasil, ela geralmente é encontrada em regiões mais amenas, como sul e sudeste.
Dentre os tipos mais comuns para comercialização, podemos mencionar as herbáceas e as pendentes. As herbáceas atingem no máximo 40 cm de altura, e, quando chegam a este ponto, desenvolvem o crescimento lateral, o que as torna bastante volumosas. Já as pendentes contêm hastes longas, e apresentam flores menores que as das herbáceas, porém em maior quantidade.
As flores dessa planta têm formato de sino, e seu perfume, extremamente agradável, é exalado no período da noite.
Ainda que se desenvolvam bem abaixo de sol em lugares com o clima mais baixo, as petúnias herbáceas são suscetíveis às queimaduras, se expostas totalmente expostas ao sol em regiões equatoriais. No entanto, as perenes se adaptam muito bem, mesmo em ambientes quentes.
O plantio da petúnia pode ocorrer em qualquer época do ano, por meio de sementes ou mudas. Optando por plantá-las em sementes, é necessário dispensar cuidado redobrado nas primeiras semanas, para que cresçam bem. Entretanto, para pequenas criações, recomenda-se adquiri-las em mudas, visto que iniciaram o seu desenvolvimento, o que torna mais fácil a sua criação.
As petúnias devem ser plantadas ao sol ou à meia sombra desde que recebam bastante iluminação. Seu solo deve ser rico em matéria orgânica e bem irrigado, porém não encharcado. Antes de plantar é necessário adubá-lo abundantemente.
Uma sugestão é suar o NPK 20-20-20 ou 15-20-20), mas se forem difíceis de achar, compre os dois tipos predominantes: aquele rico em nitrogênio, como NPK 20-10-10), e aquele rico em fósforo e potássio o NPK 4-14-8. Os dois últimos favorecem a floração, o primeiro a boa saúde das folhas. Se forem sólidos, espalhe umas três colheres em volta das plantas. Se forem líquidos (ou feitos para dissolver), borrife a cada duas semanas.
O cultivo de petúnias é simples. Para mantê-la bonitas basta regá-las diariamente. Embora sejam resistentes as pragas, pulverizá-las mensalmente com produtos específicos é uma excelente forma de evitar esses problemas. E por último, aconselha-se replantá-las no final do ano, para retirar partes mortas e deixá-las ainda mais vívidas e belas.