O Gerânio é uma planta muito utilizada no paisagismo, devido à beleza de suas flores em formato de mini-buquês coloridos, e à sua folhagem recortada, bastante ornamental.
Os gerânios compões um grande grupo hortícola de arbustos de textura semi-herbácea, abrangendo inúmeras variedades hortícolas.
As plantas possuem aroma forte típico, alcançando 60 a 90 cm de altura, com ramos suculentos, às vezes com uma mancha na folha chamada de “zona” ou “ferradura” de contorno, ou com variegação.
Suas flores surgem na primavera-verão, e possuem diversas colorações. A planta tolera climas mais frios.
Os Gerânios ficam muito bem nos jardins públicos e residenciais. Trata-se de uma planta bastante popular, porém, nem todo mundo sabe que a sua origem é a África do Sul e pertence à família Geraniaceae.
Outro nome popular pelo qual os Gerânios são conhecidos é Pelargônio em referência ao nome científico. A palavra pelargonium vem do grego pelargos que significa cegonha devido ao bico da ave que parece bastante com o fruto do gerânio.
O gerânio é uma planta herbácea que possui aparência de arbusto e cujo caule é ereto. Uma planta que possui muitas ramificações e as suas folhas arredondadas são alternadas e tem um pecíolo longo. Podemos dizer que as folhas dessa planta lembram bastante uma ferradura, a textura das folhas é bastante macia.
Algumas dessas folhas possuem manchas circulares marrons, amarelas, vermelhas ou num tom de ver mais escuro. O visual da planta com as suas folhas é bastante interessante e bonito para compor o jardim. Uma planta que possui um odor bastante agradável, uma das características mais acentuadas do gerânio.
As flores do gerânio podem aparecer simples ou dobradas em cores como rosa, branco, vermelho, escarlate, carmim ou então com manchas mais claras. Essas flores são reunidas em racemos que podem ser pequenos ou grandes formando assim uma cabeça que tem um pecíolo longo ereto e com um aspecto bastante ornamental.
O florescimento do gerânio acontece em especial durante a primavera e pode se dar até o final do verão. O cultivo dessa planta pode ser feito em regiões mais frias ou com temperaturas mais amenas desde que não hajam geadas. Em geral o gerânio prefere um clima mais puxado para o tropical.
Como cultivar Gerânios
O gerânio é um tipo de planta de fácil cultivo, dentre as suas principais necessidades estão à luz direta para que possa crescer e se desenvolver bem como para o seu período de florescimento. A luz é muito importante uma vez que quando falta a planta começa um processo de se esticar procurando por ela o que faz com que gaste energia e assim pode acabar não conseguindo florescer.
O cultivo dos gerânios deve ser feito em canteiros que sejam bem arejados, ou seja, não pode ter muitas plantas amontoadas. O solo deve ser permeável e profundo, uma boa drenagem é essencial para evitar problemas como raízes afogadas, por exemplo.
Substrato
O substrato ideal para o cultivo de gerânios é aquele composto por húmus de minhoca, areia, farinha de ossos e adubo granulado do tipo NPK com formulação de 4-14-8. Para que a planta se desenvolva melhor o pH mais indicado é de 6,1 a 7,0.
No caso de quem vai cultivar os gerânios em vasos a dica é usar o mesmo tipo de substrato, porém, com a proporções de 4 porções de húmus para cada 1 porção de areia, 2 colheres de adubo e 3 colheres de farinha de ossos. Uma dica importante é resolver bem num balde antes de empregar no cultivo de plantas.
A propagação de Gerânios
A melhor forma de fazer a propagação dos gerânios é por meio do uso de estacas de ponteiro. Essas estacas devem ter até 10 cm de comprimento e precisam ser colocadas na areia, casca-de arroz carbonizada ou então em vermiculita. O local em que essas estacas serão mantidas deve ser úmido.
Uma forma de garantir que não irão perder a umidade é usar um saco plástico sobre o recipiente em que se encontram os gerânios. O período do ano mais indicado para realizar estaquia é o inverno, o resultado pode ser obtido em aproximadamente 15 dias. Para isso prepare o vaso colocando cacos de tijolos, brita ou manta geotêxtil no fundo, em cima você deverá colocar areia úmida, isso vai contribuir para que a drenagem seja bem feita.
Na sequência é necessário colocar o substrato que indicamos acima e então realizar o transplante para vasos que tenham a mistura recomendada. Esse procedimento deve ser feito com muito cuidado para que as raízes não sejam danificadas. Para garantir que o processo seja bem sucedido é necessário preencher usando mais substrato e apertar levemente para que seja feita a fixação, para terminar regue.
Local de cultivo
Os gerânios deverão ser deixados num local arejado e bem iluminado, mas cuidado para não deixar num local com incidência direta do sol, pois isso pode causar danos a planta. Assim que perceber que o florescimento irá começar leve as suas plantas para canteiros previamente preparados.
Os canteiros devem ter um espaçamento de 0,50 m, isso vai garantir que cada gerânio tenha o espaço adequado para se desenvolver e crescer.
O uso no Paisagismo
Durante muito tempo os gerânios não foram vistos como plantas passíveis de fazer parte de projetos paisagísticos modernos, trata-se de uma planta identificada como do jardim da vovó. Aos poucos essa imagem foi mudando e os gerânios passaram a integrar o paisagismo em regiões em que o inverno é mais ameno ou então em regiões de clima mais quente.
O mais interessante em relação aos gerânios é que eles podem ser usados tanto em projetos de grandes canteiros formando renques como também de forma mais simples junto a muros. Também pode ser cultivada como uma planta de vaso para quem prefere. Os gerânios tem muita graciosidade quando empregados como parte do paisagismo do jardim.
Atualmente, os gerânios fazem parte de uma lista de plantas que são utilizadas com frequência em jardins. Quem está em busca de um colorido diferenciado e com um visual único para o seu jardim não pode deixar de considerar cultivar gerânios. Uma planta que tem belas flores e cuja delicadeza acrescenta ao visual final do jardim.